Os detalhes sobre a morte do advogado Luís Fabiano Jardini nos Estados Unidos

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 16:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Francano acompanhava grupo de jovens em intercâmbio pelos Estados Unidos desde o início do mês

Luís Fabiano Jardini com sua esposa Paola Moscardini D'Alonzo Jardini e o filho do casal Orlando (Foto: Ricardo Fernandes/Jornal da Franca)

​Novas informações chegam dos Estados Unidos sobre a morte do advogado francano Luís Fabiano Jardini ocorrida neste domingo, 17, em Orlando, na Flórida.

Ele que estava acompanhando sua esposa, a professora de inglês, diretora da UP English School e da Paola Tours, Paola Moscardini D’Alonzo Jardini, com um grupo de 78 estudantes francanos, além de todo um staff, em um intercâmbio pelos Estados Unidos, que começou no início deste mês, morreu enquanto dormia. A hipótese é que ele tenha sofrido um ataque cardíaco.

Como era de praxe, Luís Fabiano e Paola estavam em casas separadas porque cada um estava responsável por 8 adolescentes. São 10 casas e cada uma tem um monitor encarregado.

No dia anterior à morte de Luís Fabiano, o grupo foi a um parque da Disney e o advogado estava muito feliz. Inclusive comentou com os monitores que era uma pessoa muito realizada e já estava pronto para morrer, se isso estivesse nos planos de Deus. Ele era apaixonado pela cidade de Orlando e pelos Estados Unidos. Falava inclusive que quando morresse, gostaria de ser enterrado em Orlando, já que não pode nascer lá.

À noite, após o passeio, cada grupo foi para a sua casa. Paola então ligou para ele mais tarde e ele não se queixou de nada, só estava com um pouco de tosse. Luís Fabiano tomava remédio toda a noite há muitos anos por causa de um episódio de convulsão que teve há alguns anos. Por estar muito cansado, Paola havia sugerido a ele que ficasse em casa na manhã seguinte para descansar. Na hora do almoço ela estava no hospital com uma aluna e começou a ligar para ele e ele não atendeu. Mais tarde, ligou novamente e nada. Foi ficando preocupada. Uma amiga americana que organiza as casas para o intercâmbio foi encarregada de ir até a casa onde Luís Fabiano estava para ver o que estava acontecendo. O quarto estava trancado e ele não respondia. Como nos Estados Unidos as coisas são diferentes, nesses casos a polícia é acionada e foi ela quem encontrou o corpo do advogado na cama já bastante frio e enrijecido, indicando que sua morte teria ocorrido há muitas horas.

Por enquanto a morte de Luís Fabiano Jardini está sendo tratada como “morte súbita”, mas o corpo passa por autópsia para saber ao certo a causa de sua morte. Por conta disso, a própria Paola ainda não viu o corpo de seu marido, pois ela não estava presente no momento em que a polícia arrombou a porta do quarto. Justamente por isso, ainda não se sabe como ela e os demais familiares procederão com o processo fúnebre para despedida do advogado.

O que é certo é que os pais de Paola – a cabeleireira Maria Moscardini e Emídio D’Alonzo – embarcaram na manhã desta segunda-feira, 18, para se encontrarem com a filha e o neto Orlando, 9 anos. Seguiram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, direto para Orlando em voo da TAM das 10h45. Devem chegar ao destino por volta das 16h45 de hoje. Além deles, alguns familiares de Luís Fabiano, como seu sobrinho, o médico cirurgião plástico Marcus Vinícius Jardini Barbosa estão aguardando o pedido de visto emergencial para embarcarem para os Estados Unidos, já que todos estão com o visto americano vencido. “Estou aguardando ansiosamente a resposta do Consulado Americano”, disse Marcus Vinícius, muito abalado com a perda do tio, com quem cresceu como irmão pela pouca diferença de idade.

A perda de Luís Fabiano vem se somar à perda recente da matriarca da família, Dona Darquinha, que acaba de completar 2 meses. A família que é muita unida está inconsolável, bem como amigos de Luís Fabiano e todas as pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele, considerada uma pessoa muito querida e do bem por todos. Sua marca registrada: seu alto astral e sorriso contagiante.

A viagem

Como publicado pelo Jornal da Franca, Paola encaminhou aos pais dos alunos que integram o Paola Dream Tour, um áudio explicando a situação e para tranquiliza-los, garantindo que ela dará continuidade à viagem, conforme desejo já mencionado por Luís Fabiano.

Portanto, está programado que o grupo embarque de Orlando para Nova Iorque no dia 26 de janeiro, onde fica até o dia 1º de fevereiro, retornando ao Brasil.

Leia reportagem sobre o falecimento do advogado francano Luís Fabiano Jardini


+ Cotidiano