MrBeast, cujo nome é Jimmy Donaldson, trabalhou com oftalmologistas em todo o mundo para dar visão a 1.000 pessoas
A estrela do YouTube, MrBeast , está ajudando 1.000 pessoas a enxergar com mais clareza.
Jimmy Donaldson – conhecido por seus seguidores como “MrBeast” – compartilhou um vídeo em seu canal no YouTube, revelando que ajudou 1.000 cegos ou quase cegos a enxergar pagando por suas cirurgias de remoção de catarata.
O vídeo, que foi lançado no sábado (28 de janeiro), acumulou 47 milhões de visualizações até a manhã de segunda-feira (30 de janeiro).
A sensação do YouTube de 24 anos trabalhou com Jeff Levenson, oftalmologista e cirurgião de Jacksonville, Flórida, cujo programa Gift of Sight oferece cirurgia de catarata gratuita para pessoas legalmente cegas e sem seguro. Ele realizou a primeira rodada de cirurgias para Donaldson.
Cirurgia de 10 minutos
“Mais da metade da cegueira no mundo é causada por catarata; uma cirurgia de 10 minutos, a um custo material de menos de US$ 100 em locais com poucos recursos, cura para sempre”, explica Levenson em um comunicado à People, que publicou a notícia.
“Nos dias e semanas após minha própria cirurgia de catarata, fiquei surpreso com o quão brilhante, bonito e vívido o mundo era”, disse Levenson em entrevista à CNN .
“Mas fiquei chocado com a ideia de que existem centenas de milhões, provavelmente 200 milhões de pessoas em todo o mundo, cegas ou quase cegas devido à catarata e que não têm acesso à cirurgia.”
Quando Donaldson ligou para Levenson para conversar sobre o projeto, o médico quase não atendeu.
Ligação quase não foi atendida
“Quando MrBeast me ligou pela primeira vez, ele descreveu com entusiasmo o desejo de fazer mil cirurgias de catarata em cegos, em todo o mundo, em três semanas!” ele lembra.
“Eu nunca tinha ouvido falar dele, a coisa toda parecia uma loucura, ele parecia um garoto de 12 anos e eu quase desliguei”, ele disse à People. “Tão feliz por não ter feito isso.”
Para encontrar pacientes que precisavam da cirurgia de catarata, mas não podiam pagar, Levenson disse à CNN que ele e Donaldson ligaram para abrigos para sem-teto e clínicas gratuitas na Flórida.
Eles aumentaram a lista para 40 e Levenson fez a primeira rodada de procedimentos em um dia, começando às 7h e terminando às 18h, segundo a CNN.
Sem fins lucrativos
O YouTuber não parou por aí. O vídeo de Donaldson mostrou pessoas recuperando sua visão no México, Honduras, Indonésia, Brasil, Vietnã, Quênia e Jamaica.
Trabalhando com a SEE International , uma organização sem fins lucrativos que fornece atendimento oftalmológico gratuito em todo o mundo para pacientes necessitados, ele alcançou sua meta de ajudar 1.000 pessoas a enxergar com mais clareza em menos de três semanas.
No vídeo, os pacientes choram porque conseguem ver claramente depois de meses, ou mesmo anos, de visão turva.
Levenson está absolutamente emocionado com o resultado do vídeo – e do empreendimento.
Ideia que une
“Ter o que você ama fazer compartilhado com dezenas de milhões de pessoas é um prazer único”, disse ele à People, acrescentando que ouviu pessoas de todo o mundo depois que o vídeo foi lançado.
“Primeiro a costa leste, depois a América Central, depois o oeste, depois a Índia e as Filipinas, e Tonga e a África”, diz ele.
“A ideia de acabar com a cegueira desnecessária nos une”, acrescentou. “É hora de ver isso feito.”