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As novas regras dizem que, se o serviço de mensagens não for usado por 120 dias, a conta será excluída.
O WhatsApp determinou que até este sábado, 15 de maio, seus usuários devem decidir se aceitam ou não os novos termos e condições para uso do aplicativo.
Entre as principais mudanças, está o compartilhamento de dados da conta WhatsApp com o Facebook, a empresa matriz do serviço de mensagens.
Isso não ocorrerá apenas em países da União Europeia e no Reino Unido.
A partir deste prazo, quem não aceitar as novas condições começará a ter limitado o uso do aplicativo.
“Nenhuma conta será removida”, assegurou o WhatsApp em seu site.
Mas o que pode mudar, então?
Acesso apenas por meio de notificações
A partir de 15 de maio, quem não aceitar os novos termos não conseguirá mais abrir sua lista de conversas.
“Mas você poderá atender a ligações e videochamadas. Se tiver as notificações ativadas, poderá tocá-las para ler ou responder mensagens, além de retornar ligações perdidas ou videochamadas”, afirma a empresa.
Ou seja, os usuários só poderão acessar as conversas por meio das notificações na tela.
Se depois de “algumas semanas”, segundo a empresa, o dono da conta ainda não tiver aceitado as atualizações, deixará então de receber ligações e notificações.
Lembrete ‘persistente’
Nos próximos dias, o lembrete para revisão e decisão sobre as alterações no aplicativo se tornará “mais persistente” até que o usuário as aceite ou recuse, diz a empresa.
Ainda assim, a conta de quem não aceitar as novas regras não será excluída imediatamente — e sim submetida à mesma política atual do aplicativo para contas inativas.
Essas regras dizem que, se o serviço de mensagens não for usado por 120 dias, a conta será excluída.
Cristian León, da ONG Asuntos del Sur, sediada na Argentina, explicou à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC) por que os dados dos usuários do WhatsApp são tão valiosos — e alvo de disputa.
“O WhatsApp tem muitos metadados, que são as informações que se obtém de qualquer mensagem que enviamos — como a marca do telefone, o horário da mensagem, sua localização, entre outros. Com isso, a empresa pode saber muito sobre seus usuários”, explicou León.