Voluntários do bairro City Petrópolis criam a “Patrulha do Meio Ambiente”

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de abril de 2019 às 20:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da limpeza, conservação do patrimônio público e educação ambiental, há o reaproveitamento

Vários locais do bairro City Petrópolis estão sendo revitalizados pelos voluntários (Foto: Divulgação)

Com a proposta de incentivar a limpeza de áreas públicas, conservação do patrimônio público e a educação ambiental de crianças, jovens e adultos, um grupo de voluntários que realiza ações sociais na região do bairro City Petrópolis, criou a “Patrulha do Meio Ambiente”.

O objetivo é demonstrar aos moradores sobre a necessidade de se cuidar do espaço onde se vive. Para a idealizadora, Sandra Maria Israel, que integra Associação de Moradores do City Petrópolis a iniciativa vem ganhando a cada dia novos participantes e dessa forma atingido as metas. “Tem muito interesse por parte da garotada, eles gostam de ser úteis. Está surtindo um efeito muito bom na comunidade” explica Sandra, acrescentando que são realizados mutirões, isto é, os “patrulheiros” saem recolhendo todo tipo de lixo que é jogado em local impróprio e fazem a destinação correta do material.

Além disso, a “Patrulha do Meio Ambiente” também faz o trabalho de reaproveitamento, passando de casa em casa e onde tem sobras de areia, pedras, restos de materiais de construção que as pessoas não estão utilizando, reaproveita onde tem necessidade. “Além da gente limpar a porta do vizinho, fazemos pequenas calçadas e recuperação de praças”, destaca Sandra.

Os voluntários também coletam e reutilizam óleo de cozinha. O material é transformado em sabão que depois é vendido e os recursos são destinados na compra de camisetas, luvas, sacos de lixo e produtos para desenvolvimento do trabalho.


+ Meio Ambiente