Voluntariado e transformação pessoal

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 12 de junho de 2020 às 10:44
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

Voluntariado é para quem tem tempo. Voluntariado é para comprar lugar no paraíso. Voluntariado só faz quem está bem de vida. Essas e muitas outras afirmações ouvimos por aí sobre o trabalho voluntário, o que normalmente ajuda afugentar os já poucos candidatos a vagas de voluntários espalhadas pelo país.

Obvio que são afirmações caluniosas (Fake News) para ser muito polido na colocação sobre o trabalho voluntário, pois o trabalho voluntário é uma grande ferramenta de transformação, primeiro pessoal, quando mostra e apresenta de forma crua outras realidades que você passava por elas mas não as conhecia nas entranhas, por te apresentar pessoas muito ricas de conteúdo, vivencias e entusiasmo pela vida que pouco se ve e por te proporcionar experiencias marcantes de aprendizado e troca.

Se isso já não fosse o suficiente, ainda prova reações em quem recebe o trabalho, que vão muito além do receber um lanche, uma brincadeira, uma orientação, uma roupa, uma casa, recebem um verdadeiro legado, não perceptível a olho nu mas perceptível para seus receptáculos neuronais que farão esta conexão em um tempo qualquer da vida destas pessoas. O legado de perceber que tem ainda pessoas se interessando por outras pessoas que não são seus parentes mais próximos ou conhecidos.

Esse é um legado que podemos deixar e somos incapazes de saber o impacto que vai causar nestas pessoas, e estou colocando de forma afirmativa, vai deixar, vai causar, um impacto que não conseguimos mensurar.

Portanto antes de fazer afirmações que não são as mais reais sobre o voluntariado, saiba os seus benefícios e os propague, já que gosta de propagar algo, faça com o verdadeiro, o trabalho é o mesmo. Neste período de pandemia pelo qual o mundo passa, e vai passar, o voluntariado é exaltado e por isto aproveito este momento para fazer com que leiam e escutem muito mais sobre o tema, visto que estão sensíveis a ele, para que pós pandemia ainda tenhamos o ecoar do assunto pelo mundo. 


+ zero