Você sabia? Beber chá quente é uma boa opção para aliviar o calor; entenda!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 26 de maio de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao estimular a sudorese, as bebidas quentes ajudam a regular a temperatura do corpo e diminuir a sensação de calor

Por incrível que pareça, bebidas quentes ajudam a aliviar o calor – foto Arquivo

 

O Brasil já viveu ondas de calor distintas, tornando incômodo viver sem estratégias de alívio da temperatura.

Muitas pessoas apostaram, por exemplo, em ar-condicionado, ventiladores e no consumo de bebidas geladas. Mas sabia que a ingestão de bebidas quentes também pode reduzir o calor corporal?

Ao menos é o que sugere um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá.

Segundo Anthony Bain, um dos autores da pesquisa e, atualmente, professor no Departamento de Cinesiologia da Universidade de Windsor, isso é possível porque bebidas quentes estimulam os termorreceptores profundos do corpo, criando uma resposta excessiva na produção de suor.

“Uma bebida quente pode te refrescar (modestamente), desde que permita a evaporação total do suor, significa que você precisa usar o mínimo de roupa, e não pode estar em um ambiente úmido que não permita a evaporação total”, explica.

Como isso é possível?

Apesar de parecer controversa, a ideia faz sentido, afirma a nutricionista Manu Martins. Conforme ela, ao ingerirmos um líquido quente, o cérebro detecta o aumento da temperatura na boca e no esôfago.

“Com isso, o sistema nervoso emite um comando para as glândulas sudoríparas, fazendo com que elas trabalhem moderadamente, estimulando uma maior produção de suor na tentativa de equilibrar a temperatura corporal. Consequentemente, há uma diminuição na sensação de calor”, diz.

Assim, o suor atua cumprindo perfeitamente sua função, que é regular a temperatura do corpo, ajudando a suportar o calor que vem de fora.

Todavia, os cientistas canadenses alertam que a técnica não funciona quando o clima, além de quente, está muito úmido.

“Se o ambiente estiver úmido, o potencial evaporativo do espaço é reduzido. Isso significa que o suor não esfriará você tão bem, pois parte dele pingará no chão, em vez de evaporar da pele”, comenta Anthony.

Ele diz ainda que, em muitos casos, uma bebida mais gelada pode ser melhor porque conserva a perda de suor, principalmente em ambientes quentes e úmidos, como em algumas localidades do Brasil.

Chás quentes para aliviar o calor

Se você quiser testar a teoria descrita no estudo, Manu indica chás de ervas, como hortelã, alecrim ou chá verde, branco, preto e mate.

Além do sabor, que pode ser agradável para muitos, essas infusões apresentam muitos benefícios à saúde humana.

Os dois primeiros da lista citada, por exemplo, auxiliam na digestão, enquanto os demais possuem cafeína, são termogênicos, aceleram o metabolismo e contribuem para a aumento da sudorese.

“O chá quente possui um benefício excelente de estimular o funcionamento do intestino. Então, para quem sofre com constipação, é uma alternativa muito bem-vinda. Além disso, para combater gripes, resfriados, dores de garganta, os chás são aliados”, diz a nutricionista.

Mas cada chá possui um benefício diferente.

Manu lembra que os termogênicos são os mais usados para auxiliar no emagrecimento, como o de hibisco, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e a combater o acúmulo de gorduras, quando aliado a uma alimentação equilibrada e exercício físico regular.

“Tomar um chá quente com princípios calmantes para relaxar e dormir melhor, como capim-cidreira, erva-doce, melissa, maracujá e endro, atuarão diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade e a agitação e prevenindo a insônia”, completa.

*Informações Casa e Jardim


+ Curiosidades