Você sabe por que os gatos deitam com as patas escondidas?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 7 de maio de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gatos são criaturas extremamente peculiares e adoráveis, e mesmo quem já é dono de um há anos pode se surpreender com os mistérios do comportamento dos felinos

Gatos têm um comportamento bastante peculiar – foto Freepik

 

Os gatos são criaturas extremamente peculiares e adoráveis, e mesmo quem já é dono de um há anos pode se surpreender com os mistérios do comportamento dos felinos, como seus ataques de euforia, amor por caixas de papelão e jeitos de repousar que muitas vezes não parecem nada confortáveis.

E uma das posições favoritas de descanso dos bichanos envolve deitar com as patas em baixo do corpo e o rabo enrolado na lateral do corpo, assumindo um formato retangular que lembra muito um pão de forma não cortado.

Mas por que será que eles gostam tanto de ficar desse jeito?

Por que os gatos deitam igual a um pão de forma?

Os bichanos assumem essa posição quando estão se preparando para uma soneca, porém, ela não envolve apenas conforto.

É preciso lembrar que os peludinhos ainda têm instintos selvagens, e como seus antepassados foram caçadores e presas, o modo “pão” permite que eles observem os arredores e reajam a qualquer momento.

Além das questões de segurança, essa forma de deitar também pode ajudar a conservar calor corporal, e seria algo semelhante a quando nos encolhemos e colocamos as mãos dentro das mangas do casaco em um dia frio.

Então, essa postura felina é mais comum no inverno e em temperaturas baixas no que nos dias quentes de verão.

E embora esse estilo adorável de descansar possa ser muito comum, infelizmente também serve como uma indicação de que algo está errado. Se sua bolinha de pelos estiver doente ou ferida, vai virar um pãozinho mais rígido e tenso do que o normal.

Então, se o gato estiver parado assim e apresentando sinais como tremores musculares, respiração ofegante e pupilas dilatadas, é aconselhável levá-lo ao veterinário imediatamente.

As variações do modo pão

Enquanto alguns gatinhos são mais tradicionalistas no momento de assumir a posição de pão de forma, outros acabam adotando variações que maximizam seu conforto, esticando uma ou as duas patas dianteiras, como uma verdadeira esfinge enigmática, mantendo o rabo mais solto ou até deitando com a cara apoiada em alguma superfície para evitar estímulos luminosos e receber mais calor.

Seja como for, o modo pão é apenas um dos muitos comportamentos peculiares que tornam os gatos animais de estimação tão adoráveis e divertidos, além de ser uma ótima fonte de fotos para os donos.

Entender os motivos por trás desse estilo de deitar nos ajuda a compreender e apreciar ainda mais suas personalidades únicas, e garantir que os peludinhos estão felizes e saudáveis.

*Informações Mega Curioso


+ Pets