compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A coloração dos sacos de frutas vai além de uma coincidência, que, curiosamente, gera ilusões óticas ao olho humano. Entenda!
Laranjas são quase sempre vendidas em sacos vermelhos, mas você já se perguntou o motivo? Foto Freepik
Seja no supermercado, seja nos caminhões de frutas da rua, você já pode ter reparado que as laranjas, muitas vezes, são vendidas em sacos de rede vermelha.
Na hora das compras, mal refletimos a escolha e a sua recorrência, mas a verdade é que a rede vermelha vai muito além de um fator acidental, que gera uma ilusão ótica para te enganar na hora das compras…
É o que aponta o estudo publicado pela revista iPerception, do Karl R. Gegenfurtner, psicólogo da Universidade de Giessen, na Alemanha.
Na pesquisa, o profissional sugere que a escolha pelos sacos de rede vermelha é uma estratégia de vendas que recorre a uma ilusão ótica, fazendo com que a coloração do fruto aparente estar mais maduro, vibrante e fresco.
A ilusão por trás da rede vermelha
Apesar de parecer uma curiosidade inocente, ela pode te levar a comprar um saco de laranjas que não esteja em boas condições sem que você perceba.
Isto ocorre, pois, quando as laranjas são embaladas em redes vermelhas ou laranjas, a cor do pacote vazado realça a cor alaranjada da casca, fazendo com que a fruta pareça estar pronta para consumo ou em seu “estado ideal”.
Segundo Gegenfurtner, essa tática de vendas recorre a um truque conhecido como a ilusão de confetes, em que a percepção das cores é fortemente influenciada pelo contexto ao redor.
Na ilusão, um objeto de tom neutro pode parecer mudar de nuance com base nas cores que o rodeiam, neste caso, o vermelho.
“Nesta ilusão, uma bola de cor neutra é colocada entre uma série de linhas de tonalidades diferentes. Quando as linhas de uma determinada cor estão em primeiro plano, a da bola assimila às linhas”, aponta o psicólogo em sua pesquisa.
Como isso se relaciona às laranjas? Diante da análise, Gegenfurtner reflete sobre a sua própria experiência de compra.
O psicólogo ia todo sábado até uma vendedora local para adquirir suco de laranja, até que um dia a mulher não tinha exemplares maduros o suficiente para produzir a bebida.
Horas depois, parado em um supermercado, encontrou uma abundância de laranjas maduras em sacos vermelhos, e levou para o lar.
“Em casa, quando tirei as laranjas da rede, um milagre aconteceu: cada fruta, lindamente colorida dentro da rede, transformou-se em um tom abismal de verde!”, relata na pesquisa.
Quando colocadas em redes de cores semelhantes às ideais que a fruta madura deve ter, a rede esconde, de certa forma, os pontos verdes ou possíveis machucados.
A técnica se limita às laranjas?
Essa tática não se restringe apenas às laranjas. Segundo o psicólogo, a ilusão de confetes também é aplicada em diversas outras frutas e vegetais em supermercados, como o limão, comumente vendido em redes verdes ou amarelas para neutralizar os possíveis defeitos e realçar a cor do fruto.
“Em essência, nosso cérebro visa nos proporcionar uma experiência tranquila e contínua, que possa ser compreendida da maneira mais eficaz possível”.
“Da mesma forma, nosso sistema visual está programado para perceber uniformidade e transições suaves”, conclui a pesquisa.
O processo ainda é visto em cebolas e batatas, que são embaladas de maneira semelhante para otimizar seu apelo visual.
*Informações Casa e Jardim