compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Já sentiu uma vontade inexplicável de gastar durante a TPM? Se sim, saiba que há uma explicação científica para esse fenômeno
Além de mal-estar físico, o período de Tensão Pré-Menstrual pode causar comportamentos inusitados – foto Freepik
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um período de mal-estar para muitas mulheres. Durante esse período, elas sentem dor de cabeça, inchaço, mudanças de humor, entre outros sinais incômodos.
Além de todos esses fatores, essa fase também pode aumentar as chances do mau hálito se manifestar.
Halitose
A dentista Carolina Toledo explica que, na TPM, ocorrem inúmeras alterações hormonais.
Isso causa um desequilíbrio hídrico no corpo das pessoas que menstruam, redistribuindo a quantidade de água para determinados pontos, o que gera o indesejável inchaço.
Essa alteração hídrica também pode gerar a hipossalivação, a diminuição na produção de saliva.
De acordo com Carolina, a saliva atua na digestão e também na proteção da cavidade oral, regulando o pH e promovendo limpeza.
Pouca saliva aumenta a possibilidade de formação de placa bacteriana na superfície dentária e surgimento de saburra lingual (a placa esbranquiçada na língua).
“Esses fatores explicam como ocorre o mau cheiro bucal. Ele vem principalmente dessa saburra lingual, que gera liberação de gases, principalmente o enxofre”, esclarece a dentista.
Aumento no consumo de doces
Outra relação que existe entre mau hálito e TPM é a alimentação. “É um período em que a mulher tende a aumentar o consumo de doces”.
“O aumento da ingestão de açúcar sem uma escovação correta, também gera o aumento de placa bacteriana causando alteração do hálito”, elucida a profissional.
Toledo faz algumas recomendações para evitar o mau hálito durante a TPM:
– Não fique muitas horas seguidas sem se alimentar, o ato de mastigar é importante para aumentar a salivação;
– Aumente a ingestão diária de água;
– Mantenha a higiene bucal em dia, fazendo uso do fio dental e sempre lembrando de realizar a escovação da língua, que também pode ser feita através de limpador de língua;
– Pratique exercícios físicos regularmente para aumentar a produção de serotonina e melhorar o humor.
– Diminua a ingestão exagerada de açúcar;
– Opte por alimentos neutralizadores do pH bucal (principalmente castanhas e queijos).
… E na vontade de gastar
Você já sentiu uma vontade inexplicável de gastar durante a TPM? Se sim, saiba que há uma explicação científica para esse fenômeno. Esse é mais um dos efeitos colaterais desse período.
Segundo um estudo feito pela Universidade de Hertfordshire, na Grã-Bretanha, as pessoas que menstruam tendem a fazer compras por impulso dias antes da menstruação descer.
Quase 60% das 153 voluntárias que estavam passando pela fase da Tensão Pré-Menstrual relataram ter feito compras por impulso.
A responsável pela pesquisa, Karen Pine, afirma que diz que esse comportamento pode ser uma forma de lidar com as emoções negativas causadas pela TPM.
“As mulheres se sentem deprimidas e estressadas. Em razão disso, decidem comprar para se sentir melhor”, comentou.
Sensação de tristeza
No período pré-menstrual também podem se manifestar alguns sintomas associado à depressão. Isso acontece devido à queda da serotonina (hormônio da felicidade), causada pelas oscilações hormonais.
São eles:
– Dificuldade de concentração;
– Perda de memória;
– Baixa autoestima;
– Raiva sem motivos aparentes;
– Sentimentos violentos.
É importante ficar atento aos sinais e procurar um médico caso apresente algum dos sintomas acima.
*Informações Metrópoles