compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
São seis os modelos de veículos que não exigem a Carteira Nacional de Habilitação do condutor. Veja quais encaixam melhor na sua rotina
Você não precisa ter CNH para dirigir determinadas motos que estão disponíveis no mercado. Desde que esta notícia foi divulgada, estas motos elétricas começaram a se popularizar rapidamente no Brasil. O fato de não precisar da Carteira Nacional de Habilitação é o que tem chamado mais a atenção das pessoas.
É importante ressaltar que esta determinação está prevista na legislação brasileira.
Além de motos, alguns ciclomotores podem se encaixar nesta situação de não precisar da carteira de habilitação. Isso é permitido porque os veículos citados se enquadram na categoria de bicicleta elétrica.
Você não precisa ter CNH para dirigir estas motos
Fazem parte desta categoria alguns veículos que possuem duas ou três rodas e que funcionam a partir de um motor elétrico, desde que seja de até 50 cilindradas e também não ultrapasse a velocidade máxima de 50 km/h.
Um dos modelos é a Zero Luna, que está entre os melhores modelos deste tipo de veículo no Brasil.
Outra possibilidade é o modelo Caloi Mobylette, que voltou ao mercado. A versão deste veículo é mais moderna do que aquele que marcou a adolescência da maior parte dos brasileiros. O motor da Caloi é de 350 W e também possui uma bateria bivolt.
Este modelo em específico não passa dos 25 km/h. É importante destacar que a Caloi Mobylette não pode trafegar por ciclovias e também é necessário que o condutor faça uso do capacete enquanto trafega, mesmo que não tenha a CNH.
Outra opção
A terceira opção que é considerada também uma bicicleta elétrica é a Tailg Dyfly, só que ela possui um design um pouco mais sofisticado. Este modelo é bem parecido com uma scooter e é inspirado na antiga Honda Dream.
Outros três veículos deste tipo completam a lista de motos que não exigem a carteira de habilitação. É o caso da Loop K1, que possui um modelo bastante curioso. De acordo com a empresa fabricante, o modelo é capaz de suportar 120 kg e ainda é dobrável.
O penúltimo modelo apresentado nessa lista é a Tail Júnior. Também se trata de uma scooter elétrica, que conta com diversos tipos de motorização. O modelo do motor desta moto é de 350-450 W e chega a uma velocidade máxima de 37 km/h.
Por fim, o último modelo da lista é a S1 Smart Bike, que se trata de uma moto eletrificada que não exige a carteira de habilitação. Atualmente, este é o modelo com mais autonomia.
Segundo a fabricante, a S1 Smart Bike é capaz de rodar por 141 km até descarregar. Sabendo das especificidades, cabe ao condutor escolher o melhor modelo que se encaixa na sua rotina.
(Com informações do portal Pronatec)