Você cuida bem do seu micro-ondas? Veja 6 coisas que destroem o aparelho!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 16 de setembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns itens e alimentos, como alumínio, metais, ovos e molhos, podem trazer danos irreversíveis ao seu aparelho

Micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados, mas requer alguns cuidados – foto Hidrauaço

 

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados nas casas brasileiras, graças à sua praticidade para descongelar, grelhar e preparar vários tipos de receita.

Mas, como qualquer outro aparelho, ele requer cuidados específicos para garantir o bom funcionamento e ter longa vida útil.

Isso inclui não colocar certos materiais e alimentos em seu interior, como plástico, alumínio, isopor, papel, entre outros.

O uso de certos materiais e a preparação de algumas receitas sem o cuidado devido pode causar sérios danos ao seu micro-ondas.

Nesse sentido, é ideal saber o que deve ser evitado para não estragar o aparelho. Confira abaixo os oito itens que podem destruir o seu eletrodoméstico:

1. Alumínio e outros metais

O micro-ondas emite ondas eletromagnéticas que aquecem os alimentos ao serem absorvidas pelas moléculas de água.

Logo, por serem condutores de calor, os itens de metal, como talheres, acabam esquentando muito além do necessário. Isso significa que, se colocados no aparelho, podem provocar queimaduras, faíscas e até fogo.

O mesmo ocorre com o papel alumínio, mas a diferença está na forma como as ondas eletromagnéticas interagem com o material.

Em vez de permanecerem na superfície, elas também são refletidas para várias direções dentro do aparelho, aumentando muito o risco de faíscas e, em casos mais graves, de incêndios.

Assim, embora pedaços pequenos possam parecer inofensivos, a recomendação é evitar o uso do material no micro-ondas.

2. Marmitas de isopor

É comum que restaurantes enviem os pedidos em marmitas de isopor, pois o material ajuda a manter a refeição quente devido ao seu isolamento.

No entanto, se precisar esquentar a comida novamente, não coloque o isopor diretamente no micro-ondas.

O calor excessivo pode causar reações adversas no material, como quebra, derretimento ou até mesmo a liberação de produtos químicos.

Além disso, o calor combinado com o alimento quente pode fazer com que a embalagem derreta e contamine a comida.

3. Sacolas de plástico ou papel

O plástico só deve ser usado no micro-ondas se for identificado como seguro para resistir ao calor.

No entanto, sacolas plásticas não são adequadas, pois podem derreter e liberar produtos químicos que contaminam os alimentos, representando riscos para a saúde.

Papéis de qualquer tipo também devem ser evitados, pois podem pegar fogo e causar fumaça, ou mesmo um incêndio. Por isso, sempre use utensílios seguros e resistentes ao calor para evitar riscos e proteger seu aparelho.

4. Ovos inteiros

Talvez você não saiba, mas esquentar ovos inteiros no micro-ondas pode ser muito perigoso. Isso porque, ao aquecer o ovo, o vapor se acumula nas claras, criando uma pressão interna que não consegue escapar.

Seja com casca ou sem, quando o ovo é retirado do micro-ondas e cortado, o vapor é liberado imediatamente, o que pode causar uma explosão e resultar em queimaduras.

Para evitar esse risco, o ideal é cortar o ovo em partes antes de aquecê-lo no eletrodoméstico.

5. Molhos sem tampa ou proteção

Molhos aquecidos sem o cuidado necessário também trazem perigos, como queimaduras e sujeiras extras no aparelho.

Quando aquecidos no micro-ondas, o calor e vapor produzidos pelo molho podem não conseguir escapar dependendo da espessura e dos ingredientes, causando uma explosão dentro do aparelho.

Além disso, o molho pode explodir após ser retirado do micro-ondas, especialmente ao ser mexido, o que pode causar queimaduras em quem estiver manuseando.

Nesse caso, o correto é aquecer os molhos em uma panela no fogão, garantindo um aquecimento uniforme e sem riscos.

6. Micro-ondas vazio

Sempre verifique se o alimento ou a bebida está dentro do micro-ondas antes de apertar o botão de iniciar.

Se não houver comida ou recipiente, as ondas eletromagnéticas não têm para onde ir e acabam refletindo de volta para o tubo de elétrons, o que pode causar uma combustão.

Isso pode causar danos irreversíveis ao seu aparelho e representar riscos de incêndio para sua casa. Logo, antes de ligar o micro-ondas, certifique-se de que o alimento está dentro e que o recipiente é apropriado para o uso.

*Informações TechTudo


+ Casa e Decoração