compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O projeto, assim como diversos outros que têm surgido, são essenciais para que o basquete brasileiro cresça dia após dia,
Eventos promovem junto do basquete ações sociais e interação entre as pessoas
Quem nunca se deparou com aqueles vídeos durante a pré-temporada da NBA de artistas e jogadores da liga praticando um bom basquete?
Esses conhecidos “rachas de verão” são extremamente tradicionais e todos os anos chamam a atenção do fã de basquete, mas recentemente, no Brasil, um grupo de jogadores decidiu criar o seu próprio evento: o Summer Racha.
“Eu fui jogador do NBB e, sempre que acabava a temporada, ficava de três a quatro meses parado, sentia muita falta. Quando voltavam os treinos, demorava pra entrar no ritmo e para acertar o que eu acertava antes, então um certo dia, juntei alguns colegas, encontrei uma quadra, e pela primeira vez eu decidi promover o que viria a se tornar o ‘Summer Racha’”, afirmou Lucas ‘Locke’, idealizador do projeto.
Hoje, o Summer Racha conta com uma equipe de mídia e redes sociais que ajuda a promover todos os jogos, além de ter aberto a alça do evento para além de jogadores e ex-jogadores, recebendo também artistas das mais diversas áreas.
Fazer um coletivo
“Chamamos atletas, ex-atletas, jogador de base, artistas, comediantes, atores, músicos, influenciadores, todo mundo. A ideia é fazer um coletivo, um racha de amigos, para promover o basquete e toda sua cultura, como fala o nosso lema”, disse o fundador.
Um fator que tem aumentado muito a popularidade do projeto é a recente crescente nas redes sociais. Após os jogos, a pagina oficial do racha produz conteúdos com as jogadas do dia, o que gera um alcance muito grande em visualizações, além de contar com diversos influenciadores e youtubers que produzem conteúdo durante o racha.
“Nós temos que nos juntar a iniciativas como essa e engajar. Vão surgir outros ‘Summer Rachas” e a partir disso vamos colher muitos frutos, seja nos trabalhos sociais, no meio artístico, na cultura do basquete. Elevando a cultura do basquete sempre!”, Julio Mossil, produtor musical
Agora, o ponto que mais vezes é mencionado por quem participa do coletivo é a ‘vibe’ leve que se emprega dentro do ambiente, além da sensação de que todos ali não estão apenas querendo se divertir ou encontrar os amigos, mas ajudar de fato a cultura e o basquete a crescerem cada vez mais.
Amantes do esporte
Mesmo com os jogadores abrangendo diversos nichos, todos que estão lá entendem que com o racha crescendo e atraindo público, mais praticantes e amantes do esporte vão surgir.
“Minha primeira experiência foi muito diferente. O nível foi elevado, mas a vibe é muito legal, a galera é super acolhedora, mas principalmente: Inspiram pessoas a jogar”, disse Pietro, influencer digital.
“Essa iniciativa é muito legal, ajuda o basquete. Todo mundo aqui tá numa vibe boa e ajuda a influenciar outras pessoas a praticar!”, afirmou Pablo, comediante e influencer.
“O clima aqui é tenso, o jogo é pegado, mas todo mundo se diverte. Isso aqui é incrível, é muito importante, ajuda o esporte a crescer, é muito interessante ver artista, músico, ator, todo mundo junto”, disse Henrique, atleta da base do Espéria.
Feminino
Outra parte muito importante do projeto que vem ganhando muita notoriedade são os eventos beneficentes que acontecem periodicamente, sempre contando com a presença do público.
Além disso, o Summer Racha também promove o Rachão Feminino, que é conduzido pela Ellen Valias, influenciadora digital.
Em resumo, o projeto, assim como diversos outros que tem surgido, são essências para que o basquete cresça dia após dia, não somente dentro do maior campeonato do Brasil, o NBB, como também em sua cultura, que abrange todo o lado social do esporte, a prática dos fãs no dia a dia, e claro, o amor pela bola laranja.