compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Empresas estão coletando informações em relação ao que as pessoas fazem em seu site ou aplicativo, com o consentimento dos usuários.
No ano passado, a indústria da internet estremeceu quando a Apple apresentou suas medidas de privacidade para o iPhone que ameaçavam subverter o monitoramento online e prejudicar a publicidade digital. O Google prometeu providências semelhantes.
Mas em menos de um ano, outro tipo de rastreamento na internet começou a ganhar terreno. E está tendo o efeito não intencional de reforçar o poder de alguns dos maiores titãs da tecnologia.
A mudança sugere que a coleta de dados online das pessoas para publicidade direcionada não vai desaparecer. Isso tem implicações em como as empresas ganham dinheiro online e como a Internet funciona. Além de evidenciar as vantagens desenvolvidas por algumas das maiores plataformas digitais.
Cookies primários
“Eles consolidaram o próprio poder”, disse Eric Seufert, estrategista de mídia e autor do Mobile Dev Memo, blog focado em publicidade para celular, a respeito da Apple e do Google.
O monitoramento mudou para o que é conhecido como cookies “primários”. Com este método, as pessoas não estão sendo rastreadas em relação ao que fazem quando entram ou saem de um aplicativo para outro ou de um site para outro.
Mas as empresas ainda estão coletando informações em relação ao que elas fazem em seu site ou aplicativo, com o consentimento dos usuários. Esse tipo de rastreamento, que as empresas praticam há anos, está crescendo.
Acumulando dados
Em outras palavras, o Google está acumulando dados sobre as pesquisas de seus usuários, dados de localização e informações de contato. O Pinterest está fazendo o mesmo com seus usuários em seu site e aplicativo, enquanto o TikTok está coletando informações a respeito daqueles usando seu aplicativo. O New York Times também usa cookies primários.
Algumas empresas de tecnologia disseram não considerar o monitoramento, a coleta e o armazenamento de dados de seus usuários como rastreamento.
Segundo elas, reunir essas informações primárias é o equivalente digital de um supermercado ficar de olho nos clientes em sua loja e usar esses dados para convencer as empresas a anunciar ou oferecer cupons.
(Com informações do Estadão)