Direto, viagem ao Distrito Industrial leva menos tempo com Linha do Trabalhador

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de agosto de 2019 às 21:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A economia no tempo de viagem dos trabalhadores nestes primeiros dias foi, em média, de 20 a 30 minutos

Mais um benefício para o usuário do transporte público de Franca foi implantado nesta semana. Na última segunda-feira, 29 de julho, entrou em operação a Linha do Trabalhador Norte, ligando os bairros daquela região diretamente ao Distrito Industrial. 

A economia no tempo de viagem dos trabalhadores registrada nestes primeiros dias foi, em média, de 20 a 30 minutos. Esta é apenas um benefício de uma cesta de melhorias exigidas pela Prefeitura para a renovação do contrato de concessão do transporte coletivo urbano.

O ponto de partida da Linha Norte é a praça do Parque dos Pinhais, na avenida Flávio Rocha. Lá, às 5h55, os trabalhadores vindos dos bairros daquela região embarcam no ônibus, que passa pelas avenidas José da Silva, Integração, Santos Dumont e Wilson Sábio de Melo, já no Distrito Industrial. Neste trajeto, a única parada é feita na antiga estação da Mogiana.

No primeiro dia em operação, a Linha Norte transportou 15 trabalhadores de bairros como Leporace, City Petrópolis e Santa Teresinha. Na última quinta-feira, 1º de agosto, já foram 41 pessoas a utilizar a Linha.

Nesta primeira semana, ainda de orientação aos usuários, a Linha Norte funciona apenas rumo ao Distrito Industrial. Mas, a partir da próxima segunda-feira, 05, entra em operação o ônibus partindo do Distrito, às 16h30, rumo à praça do Parque dos Pinhais.

Linha Sul

Esta é a segunda Linha do Trabalhador instalada no sistema público de transporte de Franca. A primeira foi a Sul, que funciona há cerca de um mês, partindo da avenida Champagnat, em frente ao Tonin Superatacado, às 5h55, passando pelas avenidas Alonso y Alonso, Seringueiras e Rio Amazonas, chegando no Distrito Industrial. Lá são dois ônibus nos períodos da manhã e da tarde. 

Os trabalhadores relatam economia de até 30 minutos na viagem, que deixou de ser feita passando pelo Centro e pela Estação. Na Linha Sul, são cerca de 120 usuários transportados todos os dias.

Linha Leste

A próxima Linha do Trabalhador a ser instalada é a da região Leste. A partir do dia 13 de agosto, um ônibus partirá da praça da rua Minas Gerais com a avenida Presidente Vargas diretamente para o Distrito Industrial. 

Os trabalhadores que moram em bairros como Jardim Paulistano, Brasilândia, Panorama e adjacências descerão dos coletivos que partem de seus bairros nessa praça e embarcarão na Linha do Trabalhador Leste, que também eliminará o Centro e a Estação de seu itinerário.

As linhas serão implantadas de forma gradativa, pois existe a necessidade de orientação pessoal no momento da implantação e fixação da linha.

A previsão para ligar as quatro regiões da cidade ao Distrito Industrial é para este mês de agosto.


+ Cotidiano