Veto ao CFC está de fato ajudando a proteger a camada de ozônio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 00:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medição de satélite constatou que a medida tem ajudado contra ação dos raios ultravioletas

A agência espacial americana Nasa anunciou que, pela primeira vez, cientistas demonstraram através de observações diretas por satélite que a destruição da camada de ozônio está diminuindo devido à redução dos níveis de cloro que a provocam.

As medições mostram que a queda dos índices de cloro, resultante de uma proibição internacional de produtos químicos com base em clorofluorocarbonetos (CFCs), causou uma diminuição de cerca de 20% da destruição de ozônio durante o último inverno antártico em comparação com o ano de 2005 — o primeiro em que os níveis de cloro e ozônio foram medidos pelo satélite Aura, da Nasa.

Estratosfera

Os CFCs são compostos químicos de longa duração que sobem para a estratosfera, onde são quebrados pela radiação ultravioleta do sol, liberando átomos de cloro que destroem as moléculas de ozônio.

O ozônio estratosférico protege a vida no planeta através da absorção de radiação ultravioleta potencialmente nociva que pode causar câncer de pele e cataratas, prejudicar o sistema imunológico e danificar as plantas.

Dois anos após a descoberta do buraco antártico na camada de ozônio, em 1985, os países assinaram o Protocolo de Montreal, que regulava os compostos que a destroem. Emendas posteriores ao protocolo eliminaram completamente a produção de CFCs.

Estudos anteriores usaram análises estatísticas de mudanças no tamanho do buraco do ozônio para demonstrar que a destruição da camada de ozônio está diminuindo, mas a pesquisa publicada agora na Geophysical Research Letters é a primeira a usar medidas da composição química dentro do buraco da camada de ozônio para confirmar não apenas que a decomposição do ozônio diminuiu, mas que isso é causado pela eliminação dos CFCs.


+ Meio Ambiente