Vereadores aprovam projeto para reaproveitamento de “raspa de asfalto” em Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 9 de abril de 2025 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa busca promover a melhoria na infraestrutura viária da cidade

Os vereadores de Franca aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025, de autoria dos vereadores Andrea Silva (REP) e Kaká (REP). A proposta trata da destinação e reaproveitamento do material fresado (raspa) no município de Franca.

Os autores da proposta explicam que “fresagem é o processo de corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do asfalto. Quando se retira a fresa, esse material pode ser reutilizado como revestimento para estradas sem nenhum tipo de pavimentação, melhorando as condições de trafegabilidade e protegendo a camada de rolamento, aumentando o tempo entre as conservas e a qualidade de vida daqueles que transitam pelo local.

Eles acrescentam que o texto “está alinhado aos princípios constitucionais da administração pública, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

O projeto determina que todo o material fresado proveniente da raspa do asfalto, extraído de ações de recapeamento, pavimentação e correção asfáltica no Município de Franca, será reaproveitado em vias urbanas e rurais não pavimentadas.

A proposta prevê ainda que, para a destinação e aplicação da raspa de asfalto, serão considerados critérios e normas técnicas a serem regulamentadas pelos setores competentes do município.

A iniciativa busca promover a sustentabilidade e a eficiência na gestão de recursos públicos, além de melhorar a infraestrutura viária de Franca, especialmente em áreas não pavimentadas.


+ Política