Vereadores vão à feira e veem com otimismo futuro do setor calçadista francano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 06:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresários relatam que movimentação nos estandes é boa e esperam bom fechamento

O setor da indústria de calçados, que em 2017 faturou US$ 1.09 bilhão em vendas, realizará nesta quinta-feira o encerramento, em São Paulo, no Expo Center Norte, da 45ª Edição da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios – Couromoda – iniciada na segunda-feira, dia 15.

O evento é considerado a maior feira de lançamentos de outono-inverno do setor e está acontecendo no Expo Center Norte, com a apresentação de mais de duas mil coleções de calçados e acessórios, muitas delas produzidas por indústrias francanas. Empresas da cidade, de pequeno, médio e grande porte, participam da feira.

A Câmara Municipal de Franca esteve representada do evento por uma comissão formada pelos vereadores Nirley de Souza (DEM), Pastor Otávio (PTB), Claudinei da Rocha (PSB) e Adermis Marini (PSDB). Os parlamentares acompanharam a abertura da feira, visitaram dezenas de estandes da fábricas francanas e se dizem otimistas com as projeções de resultados dos empresários.

“O que a gente sentiu foi bastante otimismo dos fabricantes, com o fluxo de visitação dentro do esperado. Acredito que a feira ajudará a cidade a produzir durante vários meses”, disse o vereador Nirley de Souza, durante visitas aos espaços de indústrias de Franca.

Claudinei da Rocha também constatou o ânimo dos empresários do setor. “Em todos os estandes que estivemos não havia reclamação, mas muito trabalho, muita dedicação das equipes em oferecer os calçados de qualidade que são produzidos em Franca. E o retorno dos lojistas está à altura”, afirmou o vereador.

A participação das pequenas indústrias foi apontada como um importante diferencial pelo vereador Pastor Otávio. “As pequenas e médias indústrias de Franca são as responsáveis pela maioria dos empregos diretos gerados em Franca e quando elas têm oportunidade para expor seus produtos e vender mais, a geração de empregos tende a melhorar na cidade”, avaliou.

Adermis Marini também percorreu diversos estandes, conversou com empresários e políticos e fez uma avaliação positiva da Couromoda deste ano. “O que deu para sentir é que o discurso de crise não foi priorizado pelos fabricantes, que capricharam em suas coleções e levaram para a feira o que têm de melhor. Estou certo que haverá bons resultados”, disse.

O otimismo dos parlamentares francanos tem razão de ser, diante da importância do setor. A indústria de calçados brasileira é responsável pela geração de grande quantidade de empregos, como destacado pelo governador Geraldo Alckmin durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (15).

“O desafio de hoje e do futuro é ampliar a renda. O setor emprega muito e tem uma longa cadeia produtiva. O Brasil é um caso de sucesso pela produção e exportação de calçados. Possuímos tecnologia, design, qualidade e inovação na área, que é extremamente importante”, disse Alckmin.

Os maiores pólos da indústria de calçados no Estado de São Paulo estão localizados nas regiões de Franca – maior produtora de calçados masculinos – e Jaú (calçados femininos). O Estado reúne cerca de 20% das indústrias do setor no país.


+ Política