Veja horários de funcionamento do comércio em Franca a partir de 01/06

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de maio de 2020 às 11:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lojas instalam faixas e dispenser de álcool em gel para receber consumidores. Cidade está na fase 2

Depois de quase três meses de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o comércio de Franca poderá reabrir a partir da próxima segunda-feira (1º). 

Para voltar a atender os clientes dentro das lojas, os comerciantes estão se adaptando às regras estipuladas pela Prefeitura.

Na manhã deste sábado (30), o prefeito Gilson de Souza (DEM) publicou o decreto municipal com as determinações a serem seguidas conforme o governo estadual. Franca está na fase 2 do Plano São Paulo, que prevê medidas para a retomada dos setores econômicos paralisados desde março.

A fase 2 permite a reabertura, com restrições, de shoppings, lojas de rua, concessionárias, imobiliárias e escritórios, serviços considerados não essenciais.

Horários de abertura

  • Shoppings e galerias: funcionam de segunda-feira a sábado, das 15h às 19h, e fecham aos domingos e feriados;
  • Lojas de rua: funcionam de segunda-feira a sábado, das 9h às 13h, e fecham aos domingos e feriados;
  • Concessionárias e revendas de veículos: funcionam de segunda-feira a sábado, das 9h às 13h, e fecham aos domingos e feriados;
  • Imobiliárias: funcionam de segunda-feira a sábado, das 9h às 13h, e fecham aos domingos e feriados;

Todos os estabelecimentos, incluindo escritórios e prestadores de serviços, devem respeitar o acesso de clientes em até 20% da capacidade estabelecida nos alvarás de funcionamento.

No caso de lojas de roupas e calçados, os consumidores não poderão experimentar os produtos no local.

O consumo de alimentos em praças de alimentação continua proibido, e as áreas devem ser interditadas. Os serviços dos restaurantes, no entanto, seguem normais por meio de delivery, drive thru e take away.

Expectativa

Na loja de artesanatos do comerciante Washington Águila, adesivos já foram colocados dentro do estabelecimento. As marcações no piso indicam aos clientes que seja mantido o distanciamento de 1,20 metro.

“Realmente é um alívio. Há uma expectativa muito grande para a gente vender. O comércio ficou muito tempo parado e agora temos que correr atrás”, diz Águila.

Um dos shoppings também está se preparando para receber os clientes de volta. Suportes com álcool em gel foram instalados em todos os corredores do estabelecimento, para que os visitantes possam higienizar as mãos e se proteger da Covid-19.

“Esse retorno vem para pelo menos dar uma perspectiva de aumento no faturamento. Mesmo que seja com horários reduzidos, isso já cria um otimismo muito grande”, diz o superintendente do shopping, Danilo Lima.

Os comerciantes esperam que, com a reabertura das lojas e dos shoppings, as vendas aumentem e o Dia dos Namorados ajude a equilibrar o caixa. 

Esta é também a expectativa da Associação do Comércio e Indústria de Franca.

“É um avanço positivo, uma conquista. O comércio abre, como um todo, levando as considerações as medidas de contingenciamento desta pandemia. É um alento, vem em uma boa hora”, diz o presidente da Acif, Tarcísio Bottô.


+ Cidades