Veja os erros mais comuns na hora da ceia de Natal. Você já cometeu algum?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 21:00
  • Modificado em 9 de dezembro de 2022 às 01:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do ano. É hora de reunir a família e os amigos para uma refeição em clima de alegria e união

Como economizar no Natal: dicas simples para uma ceia sem desperdícios

A ceia de Natal é um momento especial para reunir a família e os amigos

A ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do ano. É hora de reunir a família e os amigos para compartilhar uma farta refeição em clima de alegria e união.

Mas na hora do preparo, muita coisa (errada) costuma acontecer! Mas não é preciso se desesperar! Aqui você também encontra as soluções para os erros mais comuns. Veja se você comete algum deles:

Desastres com o peru

Foto Thinkstock

Se você vai servir peru no dia, muitas coisas podem dar errado…

Você esqueceu de descongelar: acelere o processo dando-lhe um banho de água fria.

Está cru ou tem pressa de assar: a maneira mais rápida de fazer com que o peru cozinhe mais rápido é partir em partes e espalhar os pedaços em uma assadeira.

Ligue o fogo em uma temperatura alta (em torno de 200 ° C / 390 ° F) e verifique a cada 15 minutos aproximadamente, até ficar assado e corado.

Está seco: fatie o peru na privacidade da cozinha e regue com o molho quente do fundo do tabuleiro as fatias e os pedaços .

O Tender ficou super seco

Foto Thinkstock

Seu tender esteve no forno tempo demais!

Não se desespere, existem maneiras de hidratá-lo: fatie o presunto e cozinhe as fatias em uma uma calda doce diluída em cerca de 3/4 xícara de água por 20-30 minutos.

Arrume as fatias em uma travessa e despeje o molho! Resolvido!

Não há espaço suficiente no forno

Cozinhe os pratos importantes primeiro, como presunto ou peru. Quando estiverem prontos, mantenha-os quentes e suculentos por horas, embrulhando em papel alumínio e cobrindo com panos de prato.

Agora vá para os acompanhamentos, mas não esqueça que muitos deles podem ser preparados no fogão ou no fogo lento.

Os legumes não ficaram crocantes

Foto Thinkstock

Batatas assadas e vegetais de raiz estão encharcados e pálidos: muito vapor no forno com legumes com alto teor de água provoca batatas empapadas, então tente cozinhá-las de outra forma.

Para restaurar a sua crocância e tonalidade dourada, retire os outros pratos do forno e faça circular muito ar quente e seco antes de colocá-los de volta.

Espalhe-os em dois tabuleiros se necessário, cubra com mais óleo ou azeite. Ligue o forno com fogo alto e logo ficarão crocantes.

Sua torta quebrou

Se a rachadura não for muito grande, geralmente você pode alisá-la com uma espátula quente, pressionando suavemente e ajeitando à medida que avança.

Se for além desse estágio, integre a linha de rachaduras em uma decoração de frutas ou cubra tudo em chantilly.

Purê de batatas

Foto Thinkstock

Se ele estiver encaroçado: coloque-o de volta na panela com mais leite quente e manteiga, e continue esmagando até ficarem mais lisos.

Se estiver grudento: purê de batatas grudentos precisam ser mais trabalhadas, mas elas são fáceis de transformar em uma caçarola de batata amassada (coberta com manteiga e queijo), ou abertas como pastéis e fritas até dourar.

O recheio das aves ficou seco ou aguado

O recheio está muito seco: despeje um pouco de caldo ou manteiga derretida sobre o recheio, pouco a pouco, mexendo suavemente. Vá devagar e com cuidado e pare quando tiver a consistência certa.

O recheio está encharcado: acrescente mais pão torrado, migalhas de pão ou farinha ou se você não tiver, espalhe o recheio em uma assadeira e coloque-o no forno para secar.

Os molhos deram errado

Foto Thinkstock

O molho está muito empelotado: despeje-o em uma peneira e descarte os pedaços. Se agora ficou muito fino, misture amido de milho e água, e lentamente mexa enquanto o molho ferve.

Alternativamente, você pode tentar bater tudo no liquidificador ou, quando esfriar, em um processador de alimentos.

O molho está sem graça: Dê um impulso ao seu molho com um cubo de caldo de carne, um pouco de molho de soja, ou até mesmo um bocado de ketchup.

Você calculou mal as quantidades

Foto Thinkstock

É uma situação comum: seus convidados estão prestes a chegar e a comida que você preparou de repente não parece suficiente.

Felizmente, isso é muito fácil de corrigir: diga aos seus convidados que o prato principal está um pouco atrasado e incentive-os a comer os aperitivos.

Aumente os seus petiscos com bastante pão, bolachas, queijo, fruta fresca e nozes.

Se você estiver com pouca renda, considere pedir a amigos próximos ou parentes para trazer suprimentos extras pelo caminho. E enquanto isso, mantenha as bebidas fluindo!

Um convidado inesperado chega e te pega desprevenido

Se você tem mais convidados do que conjuntos de louça combinando, a melhor coisa é misturar e combinar, de modo que a pessoa extra não tenha sua louça visivelmente diferente dos outros.

Alterne dois conjuntos diferentes de louça para um efeito moderno, mas tente manter a correspondência dos talheres, caso contrário, sua estética “descolada e chique” se transformará em “casa compartilhada”.

*Informações Receitas sem Fronteiras


+ Gastronomia