compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O estudo com 43.000 mulheres de 35 e 74 anos descobriu que as que dormiam com a TV ligada tinham 17% mais chance de ganhar peso
Uma grande porcentagem de pessoas tem um aparelho de televisão em casa e muitos de nós temos um em nossos quartos.
Com isso, não é incomum que as pessoas adormeçam enquanto assistem TV, mas, enquanto muitos de nós assistimos na sala (e tomamos isso como um sinal para ir para a cama), o que realmente acontece quando estamos assistindo no quarto, já na cama? É muito provável que a gente durma com a TV ligada.
E esse hábito pode, sim, ter um impacto na quantidade, na qualidade e na saúde geral do sono. No entanto, também tem alguns benefícios potenciais.
Sua dívida de sono provavelmente aumentará
A dívida de sono é determinada calculando a diferença entre quanto sono você precisa e quanto sono você realmente tem a cada noite.
A maioria dos adultos precisa de pelo menos sete horas de sono, então se você assistir TV um pouco mais à noite, você aumentará a dívida. Esta não é uma boa notícia para a sua saúde em geral. Seus níveis de melatonina podem diminuir
Os aparelhos de TV emitem luz azul. Este tipo de luz é conhecido por perturbar o seu ritmo circadiano (o ciclo sono-vigília).
A maneira como a luz azul faz isso é suprimindo a produção de melatonina, que é o hormônio que sinaliza ao seu corpo que é hora de fechar os olhos.
Isso interrompe o seu ciclo REM
Assistir TV tarde da noite pode “prolongar o início do sono e reduzir o sono com movimento rápido dos olhos (MRO ou sono REM)”.
O sono REM tem uma série de funções restauradoras, incluindo o processamento de emoções e a consolidação de memórias. Esta é a fase do sono onde experimentamos sonhos vívidos. A privação do sono REM pode afetar como regulamos as emoções e como nossas memórias funcionam.
Seu cérebro fica estimulado
Assistir TV vai estimular o seu cérebro. O aumento da atividade cerebral tornará mais difícil para você relaxar. Numerosos estudos têm mostrado como o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir pode afetar negativamente quanto tempo leva para adormecer, bem como a duração e qualidade do sono.
Um estudo de 2016 publicado na revista Dreaming descobriu que o conteúdo que assistimos também influencia nossos sonhos. Por exemplo, aqueles que veem conteúdo violento são mais propensos a ter sonhos contendo violência.
Pode afetar o seu peso
Um estudo de 2019 descobriu que o risco de obesidade era maior para mulheres que dormiam com alguma forma de luz artificial, incluindo uma TV.
Segundo o MSN Noticias, o estudo, que incluiu 43.000 mulheres com idades entre 35 e 74 anos, descobriu que aquelas que dormiam com uma TV (ou luz) ligada tinham 17% mais probabilidade de ter ganho cerca de 11 libras (aproximadamente 5 kg) ou mais durante o estudo.