compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A primeira via da CIN é gratuita e é emitida pelos Estados por meio dos seus respectivos institutos de identificação
Ao menos 17,7 milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A meta do governo é emitir a CIN para 70% da população até o final de 2026.
O “Novo RG” será o único documento de identificação de brasileiros aceito em território nacional a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até lá, ainda poderá ser utilizado o RG dos Estados.
Uma das novidades da nova CIN é ter um padrão nacional e número único, que é o CPF. Desta forma, o documento também reduz a possibilidade de fraudes e melhora os cadastros administrativos.
Tudo num espaço só
Outra novidade é a possibilidade de inserir números de documentos na CIN, como o da Carteira de Motorista e Carteira de Trabalho. Assim, será possível que a CIN seja o único documento que o cidadão vai precisar portar no futuro.
A primeira via da CIN é gratuita e é emitida pelos Estados por meio dos seus respectivos institutos de identificação. Sendo assim, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN.
Para obter mais informações sobre a nova carteira, a população pode entrar no site: gov.br/identidade
Carteira de Identidade Nacional – CIN
O que é
Emissão gratuita da 1ª via do novo documento de identidade, a Carteira de Identidade Nacional – CIN.
O documento tem validade nacional e o mesmo número do CPF, fornece elementos de segurança, como QR Code, e garante a identificação em conformidade com padrões internacionais.
Ao emitir sua CIN, você tem acesso a sua identidade em formato digital no aplicativo Gov.br.
Importante: Segundo o portal IstoÉ Dinheiro, a partir de 01 de julho de 2024, a emissão da CIN irá substituir a 1ª via do RG.
Clique nos links a seguir para ter informações específicas do documento: