compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Apesar de as versões mais recentes serem mais econômicas, as air fryers podem elevar a conta de luz se não forem bem cuidadas e usadas do jeito certo
Prática e versátil, a air fryer é um eletrodoméstico queridinho em muitas residências – foto Arquivo
A air fryer é um eletrodoméstico prático e rápido, e isso não é nenhuma novidade. Mas, justamente por ser tão conveniente, muitas pessoas acabam usando a fritadeira para todo tipo de preparo, o que, naturalmente, impacta bastante na conta de luz.
Embora não seja, em sua essência, um vilão da energia – especialmente porque muitos modelos têm classificação A em eficiência –, o uso inadequado do aparelho pode aumentar o gasto de eletricidade e pesar no bolso.
Pensando nisso, veja uma lista com sete hábitos que fazem a sua air fryer desperdiçar luz. Confira!
1. Deixar a Air Fryer ligada sem necessidade
Manter a air fryer conectada à tomada, mesmo sem uso, pode aumentar o consumo de energia, já que aparelhos em stand by ainda gastam luz.
Logo, lembre-se de desligar a fritadeira e tirá-la dos conectores sempre que terminar os preparos, uma vez que isso ajudará a controlar os gastos e a prolongar a vida útil do dispositivo.
2. Fazer vários preparos seguidos na Air Fryer
Preparar refeições na air fryer é tão fácil e rápido que dá vontade de usá-la o tempo todo. No entanto, fazer várias receitas seguidas pode aumentar o consumo de energia.
Por isso, é melhor usá-la para o que realmente não pode ser feito no fogão ou no forno, ou fazer intervalos maiores entre uma refeição e outra.
Dessa forma, você continua aproveitando a fritadeira sem exagerar no gasto de luz ou sobrecarregar o aparelho.
3. Usar a Air Fryer para receitas com muito tempo de cozimento
Receitas como frangos assados e pudins exigem mais tempo de preparo, o que pode sobrecarregar a air fryer e aumentar o consumo de energia.
Por isso, prefira usar a fritadeira elétrica somente para os pratos que não precisam de longos tempos de cozimento.
4. Não fazer a manutenção do aparelho
A air fryer precisa de manutenção regular para garantir seu bom funcionamento, o que inclui uma limpeza completa de tempos em tempos.
Ignorar isso pode fazer o aparelho trabalhar mais do que o necessário, aumentando o consumo de energia. Sendo assim, esteja atento aos sinais dados pela fritadeira, seja para trocar alguma peça ou apenas fazer uma higienização.
Para evitar problemas, lave os acessórios e a parte externa da fritadeira após cada uso. Ainda, não pense duas vezes antes de entrar em contato com a assistência técnica se notar algum problema ou ruído que não consegue identificar.
Assim, você irá prolongar a vida útil da air fryer e também economizar na conta de luz.
5. Abrir a gaveta da Air Fryer toda hora
A maioria dos fabricantes recomenda abrir a gaveta da air fryer uma vez durante o preparo para mexer os alimentos e garantir um cozimento uniforme.
No entanto, repetir esse processo várias vezes faz o calor escapar, obrigando o aparelho a recuperar a temperatura constantemente, o que aumenta o tempo de preparo e eleva o consumo de energia.
Por isso, prefira verificar o cesto apenas uma vez para manter o gasto de luz dentro do esperado.
6. Sobrecarregar o cesto da Air Fryer
Não é segredo que colocar mais alimentos do que o cesto da air fryer suporta influencia diretamente o consumo de energia e o desempenho do aparelho.
Afinal, quando a fritadeira está sobrecarregada, o ar quente não circula corretamente e os alimentos não são cozidos de maneira uniforme.
Isso faz com que seja necessário o dobro ou mais de tempo para preparar a comida e, mesmo assim, o resultado não será o mesmo do que quando o cesto está dentro da capacidade ideal.
Por isso, opte apenas por fazer porções que coincidam com a capacidade da sua air fryer. Se você precisar preparar quantidades maiores, use o fogão ou o forno.
7. Usar extensões ou adaptadores inadequados
Embora sejam geralmente econômicas, as air fryers exigem uma alta carga elétrica para funcionar. Por isso, a tomada dos aparelhos é de 20 amperes (A), um padrão específico para dispositivos que consomem muita energia.
Nesse sentido, usar a fritadeira em uma extensão ou adaptador não só afeta a conta de luz, mas também o seu funcionamento, podendo até causar acidentes, como incêndios.
Portanto, sempre verifique se a voltagem do aparelho corresponde à tensão elétrica da sua casa e conecte-o a uma tomada dedicada.
*Informações TechTudo