Veja 6 características de mentirosos para ter atenção, segundo psicólogos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de outubro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bons mentirosos podem franzir as sobrancelhas ou sorrir de modo a camuflar suas verdadeiras emoções

Pessoas mentirosas usam a arte de enganar para alcançar seus objetivos – foto Freepik

 

Como psicólogos e professores de psicologia, Christian L. Hart e Drew A. Curtis queriam entender quais são os hábitos dos mentirosos proficientes.

“Essas pessoas aprenderam a usar o engano com sucesso para atingir seus objetivos. Se suas mentiras falhassem consistentemente, provavelmente abandonariam a desonestidade e tentariam outra coisa”, dizem os especialistas ao CNBC Make it.

Eles já publicaram um livro sobre o assunto, chamado “Big Liars: What Psychological Science Tells Us About Lying and How You Can Avoid Being Duped,” ou “Grandes Mentirosos: O Que a Ciência Psicológica nos Diz Sobre Mentir e Como Você Pode Evitar Ser Enganado”, em tradução livre.

Veja a seguir alguns dos traços mais comuns que os especialistas encontraram em mentirosos especialmente bem-sucedidos:

Manipulação natural

O nervosismo não é perceptível em um bom mentiroso. “Eles são confiantes, dominantes e relaxados enquanto manipulam os outros”, escrevem os especialistas.

Segundo eles, funciona como uma atuação: “Mentir, como outras formas de gerenciamento de impressões, é um jogo de projetar uma versão específica de si mesmo no mundo. Bons mentirosos sobem ao palco e fazem o papel de uma pessoa honesta”.

Fingimento de emoções

Bons mentirosos podem franzir as sobrancelhas ou sorrir de modo a camuflar suas verdadeiras emoções. São capazes de expressar felicidade, surpresa, tristeza ou desprezo, sem necessariamente sentir nada disso.

Sempre preparados para a mentira

Os psicólogos dizem que os mentirosos ensaiam e planejam suas falas. “Uma narrativa bem elaborada e organizada faz com que uma mentira pareça natural e livre de contradições.

“Uma tática que usam é falar o mínimo necessário, sem oferecer detalhes que poderiam fazer a mentira ser descoberta.

Criatividade e pensamento rápido

Mentirosos criativos se saem melhor, dizem os autores. Isso inclui a agilidade mental: “Pessoas que demoram muito para responder ou preenchem suas frases com “um” e “uh”, não parecem confiáveis”, escrevem os especialistas.

Boa memória

Até mesmo pessoas honestas se confundem ao contar uma mesma história em situações diferentes, já que a memória é “imperfeita e maleável”, dizem os especialistas. Os mentirosos se concentram em repetir a história com a maior precisão possível.

Bons ouvintes

Ouvir com atenção é uma forma de reconhecimento. Por meio de uma escuta atenta, é possível perceber quando o interlocutor está satisfeito, quando é possível mudar de assunto ou se a outra pessoa ficou desconfiada.

Como evitar ser enganado?

Apesar de ser difícil desmascarar um mentiroso, é importante procurar provas concretas do que está sendo dito.

“Mentiras flagrantes muitas vezes entram em conflito com os fatos. Fazer uma checagem deixa os mentirosos com menos espaço para se esconder.”

Isso é importante especialmente em situações de alto risco, como transações bancárias e compras de automóveis. “Tente prestar atenção às afirmações específicas em vez de focar na maneira polida como são ditas.”

*Informações Pequenas Empresas, Grandes Negócios


+ Comportamento