compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Não é recomendado lavar peças delicadas na lava-louças, como taças de cristal e alguns tipos de plástico com estrutura mais mole.

A lava-louças é um eletrodoméstico bem popular nos lares modernos, e soluciona o eterno problema da “louça infinita” com praticidade e eficiência. Em vez de passar seu precioso tempo lavando pratos e talheres, basta colocar tudo dentro do aparelho e deixar que ele cuide do restante – simples como deve ser!
Contudo, existem algumas limitações que precisam ser respeitadas. As lava-louças não são adequadas para higienizar qualquer tipo de objeto e certos materiais podem ser danificados no processo.
Veja alguns itens que nunca devem ser colocados em uma lava-louças:
1. Itens de madeira
Na cozinha, é comum utilizarmos diversos utensílios de madeira como colheres e tábuas de cortar carne. Contudo, esse é o tipo de objeto que precisa seguir com a lavagem tradicional, pois eles podem ser completamente danificados pelo ciclo da lava-louças.
Para começar, as substâncias químicas presentes no detergente do aparelho são mais abrasivas que o normal, e podem riscar a madeira. Já o ciclo de secagem pode deformar o material, e em alguns casos causar rachaduras e outras avarias.
2. Ferro fundido
As panelas e formas de ferro fundido foram feitas para durar por tempo indefinido, além de apresentarem um certo grau de anti-aderência. O material é imbuído em um óleo que garante todas essas propriedades, mas lavá-lo em uma lava-louças pode remover essas camadas, prejudicar suas qualidades e afetar a parte estética.
A persistência no erro pode levar ao enferrujamento das peças, então procure lavar suas panelas de ferro fundido apenas com água quente e uma esponja macia.
3. Talheres de prata
A prata não se dá bem com lava-louças, pois as substâncias do detergente e o processo de secagem podem causar escurecimento e arranhões, o que prejudica seu valor estético. Além disso, existem algumas reações químicas que podem ser desencadeadas quando os talheres entram em contato com peças de aço inox durante a lavagem.
Em tese, seria possível reduzir os danos ao trocar o tipo de detergente, mas a melhor alternativa é lavar a mão para não riscar os talheres. O mesmo vale para itens de cobre.
4. Facas
Não é proibido colocar uma faca em uma lava-louças, mas é altamente recomendado não fazer isso. O detergente utilizado pode cegar a lâmina, o que prejudica o corte e também torna o objeto mais perigoso, já que fica mais difícil controlá-lo.
Além disso, muitas delas possuem cabo de madeira, um material que não pode ser lavado pelo aparelho. Por questões de segurança, lave as facas de cozinha do jeito tradicional para estender a vida útil da lâmina.
5. Itens delicados
Também não é recomendado lavar peças delicadas na lava-louças, como taças de cristal e alguns tipos de plástico com estrutura mais mole. No interior do aparelho, a temperatura atinge um pico bem elevado, enquanto os objetos são submetidos a vários jatos pressurizados de água.
Segundo o portal Canaltech, tudo isso pode danificar itens mais delicados, em alguns casos até quebrá-los. A alta temperatura deixa-os mais vulneráveis à força dos jatos pressurizados – especialmente o vidro, que pode quebrar ao ser exposto a climas extremos.