Veja 4 passos para fazer as metas de Ano Novo funcionarem em 2023

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisas indicam que as pessoas desistem de suas metas para um novo ano com facilidade

Muita gente não consegue manter as metas de um novo ano por muito tempo – foto Freepik

 

Já conseguiu seguir uma resolução de Ano Novo por mais de 20 dias? Se você teve dificuldade, não está sozinho.

Pesquisas indicam que as pessoas desistem de suas metas para um novo ano com facilidade, principalmente porque são necessários pelo menos dois meses para criar um hábito novo.

Estudos apontam que as metas mais comuns das pessoas são perda de peso, começo da prática de exercícios físicos, adoção de alimentação saudável e parar de fumar.

“Ao criar uma meta, considere os seis pilares da saúde: alimentação nutritiva, atividade física, sono restaurador, eliminação de substâncias (por exemplo, cigarro), relacionamentos positivos e redução do estresse”, afirmou ao site a médica Beth Frates, presidente do American College of Lifestyle Medicine.

1. Delimite a meta

Se sua meta for muito ampla, como “praticar exercícios físicos”, talvez sua execução não seja tão intuitiva.

Mas, se você delimitá-la, criando algo como uma resolução de “correr 4 dias por semana durante 30 minutos”, o desejo se torna mais palpável.

Segundo a médica Jennifer Ashton, autora do livro “The Self Care Solution” (sem tradução em português), é preciso que a meta tenha um certo formato para que seja realizável.

“Uma meta razoável tem de ser específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado”, explica a especialista.

2. Seja realista

A realização de uma meta deve ser baseada nas possibilidades reais de cada um.

Se você está totalmente sedentário e quer começar a correr, ter como objetivo correr duas vezes por semana a princípio é mais realista do que pensar que conseguirá correr todos os dias com alta intensidade.

Depois disso, mantenha sempre seu objetivo em mente. Se você quer praticar o esporte para melhorar a saúde do coração, lembre-se disso a cada evolução que fizer.

3. Construa o hábito

Segundo pesquisas, construir um novo hábito leva cerca de 66 dias, em média.

“Demora de dois a três meses para alguém começar a se sentir confiante e confortável com um novo hábito, mas a repetição vira rotina depois de vários dias”, disse a médica Beth Frates.

Segundo as especialistas, para o hábito ser construído, ele não pode ser muito difícil a ponto de desestimular sua execução, nem tão fácil que não gere transformações.

“Um objetivo comportamental que seja muito fácil não será desafiador o suficiente para prender sua atenção”, disse Ashton. Lembre-se da dica anterior: seja realista. Ao mesmo tempo, se desafie aos poucos.

4. Recomece, se precisar

A constância pode variar ao longo do tempo. Quem nunca deixou de ir à academia por alguns dias? Mas a boa notícia é que um dia perdido não reduz a chance de formação de hábito. O segredo é continuar tentando após a interrupção.

“O processo de superar a parada e voltar ao novo hábito geralmente acontece nos primeiros dois meses”, disse Frates. Então, começar a delimitar os objetivos e pôr em prática as metas o quanto antes pode ajudar a impulsionar os planos de Ano Novo.

*Informações Pequenas Empresas, Grandes Negócios


+ Comportamento