Vaticano registrou 1.000 queixas de abusos sexuais no mundo durante 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 15:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Departamento do Vaticano registrou este ano um recorde de 1.000 casos relatados em todo o mundo

departamento do Vaticano, responsável por receber as queixas de abuso sexual do clero, registrou este ano um recorde de 1.000 casos relatados em todo o mundo. 

Quase duas décadas depois do Vaticano ter assumido a responsabilidade de verificar todos os casos de abuso, a Congregação para a Doutrina da Fé está sobrecarregada, com uma equipe que não cresceu no mesmo ritmo que o número de casos relatados.

“Eu sei que a clonagem é contra o ensino católico, mas se eu pudesse clonar os meus oficiais e fazê-los trabalhar três turnos por dia ou trabalhar sete dias por semana”, eles poderiam fazer o progresso necessário, diz John Kennedy.

Ele é chefe da disciplina da congregação responsável pelos casos em declarações à agência noticiosa Associated Press (AP).

“Estamos perante um tsunami de casos no momento, principalmente de países de onde nunca ouvimos falar”, disse Kennedy, referindo-se a alegações de abuso que ocorreram na maior parte dos anos ou décadas atrás.

Argentina, México, Chile, Itália e Polônia são alguns dos países com casos relatados juntando-se assim aos EUA, aquele que mais queixas tem registradas na congregação.

O Papa Francisco permitiu uma maior transparência com a sua decisão esta semana de abolir o chamado “segredo pontifício” para aumentar a cooperação com a aplicação da lei civil.

Apesar das promessas de “tolerância zero” e responsabilidade, da adoção de novas leis e da criação de comissões de especialistas, o Vaticano ainda se encontra em luta para enfrentar o problema dos padres predadores.

Esse é um flagelo que surgiu pela primeira vez publicamente na Irlanda e na Austrália nos anos 90, nos EUA em 2002, noutros países da Europa em 2010 e na América Latina no ano passado.

“Suponho que se eu não fosse padre e se tivesse um filho abusado, provavelmente deixaria de ir à missa”, disse Kennedy, que viu como a igreja na sua terra natal, na Irlanda, perdeu credibilidade devido ao escândalo de abuso.

Segundo John Kennedy, o Vaticano está comprometido em combater os abusos e só precisa de mais tempo para processar os casos.

“Não se trata de reconquistar as pessoas, porque a fé é algo muito pessoal”, disse acrescentando que pelo menos é dada às pessoas a oportunidade de dizer: ‘Bem, talvez dê à igreja uma segunda chance de ouvir a mensagem'”.

Este departamento é o centro do processamento de casos de abuso, bem como um tribunal de apelação para padres acusados.

Hoje, a justiça deste departamento tende a ordenar a proibição destes padres de celebrar da missa em público.

A pior punição proferida pela lei canônica da igreja, mesmo para violadores em série, é a de retirada do estado clerical.

Embora os padres às vezes considerem o reequilíbrio equivalente a uma sentença de morte, essas sanções aparentemente menores por crimes hediondos há muito ultrajam as vítimas, cujas vidas são eternamente marcadas por seus abusos.

Mas o recurso à justiça da igreja às vezes é o que todas as vítimas têm, dado que os estatutos de limitações para perseguir acusações criminais ou litígios civis muitas vezes já passaram pelo tempo em que um sobrevivente chega.


+ Religião