Varejo Alimentar paulista lidera contratações do segmento em julho

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de setembro de 2019 às 10:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foram criadas 2.055 vagas e um dos motivos foram as contratações pelos minimercados e hortifrutis

Nos esforços por reduzir o desemprego no país, o varejo alimentar tem se destacado. Em sua análise mensal, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) ressalta que foram criadas 2.055 vagas em São Paulo no mês de julho, e que um dos motivos para este bom resultado é o crescimento nas contratações de Minimercados e Hortifrutis. O primeiro foi responsável por 284 postos, enquanto os hortifrútis ficaram com 192. Os números são 468% e 433% maiores quando comparados com o mesmo mês em 2018. 

O crescimento no número de contratações vem ocorrendo de forma consistentemente ao longo dos anos, e os volumes apresentados pelos hortifrutis configuram o melhor período em 10 anos. Entre os canais, os supermercados e hipermercados ainda lideram o número de contratações, com 926 vagas no mês. 

“Os resultados demonstram que aos poucos a economia está se recuperando e refletindo em maior consumo nos supermercados, o que demanda contratações. Também podemos projetar uma melhor expectativa para o final de ano, uma vez que o número de empregos gerados em julho de 2019 é 55% maior que o de 2018”, analisa o economista da APAS, Thiago Berka. 

 

Na lista de vagas abertas, atendente e embalador foram os principais cargos com resultados positivos no mês de julho. Entre as cidades, São Paulo voltou a ficar na liderança com 723 postos contratados, correspondendo a 35,1% da geração líquida de vagas. No interior, destaque para o crescimento de vagas nos postos de Campinas, com 7,4%. Atualmente, no estado, o setor conta com mais de 534,2 mil empregados.

No país, o mês de julho teve geração líquida de 43.820 vagas. O resultado acumulado nos sete primeiros meses de 2019 é o melhor desde 2014. O comércio varejista brasileiro em geral criou 2140 postos e ficou em 8º lugar dentre os 25 subsetores da economia. 

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.

 

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.

 

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.

 

Fonte: Caged / APAS

Histórico do setor (Mensal e Anual)

 

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão.

 

 

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão

Nota Metodológica: A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

 

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.500 associados, que somam aproximadamente 4.000 lojas.

 

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto:
A Regional Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Ribeirão Preto, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.

 

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.


+ Economia