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Profissionais do transporte aéreo comentam em fóruns na internet que comportamentos os viajantes devem evitar
Comissários de bordo muitas vezes têm que lidar com passageiros mal-educados – foto Arquivo
Quando você está no avião, costuma cutucar o comissário de bordo para pedir um copo d’água? Ou entregar seu lixo bem na hora em que ele está passando com o carrinho de comida ou bebida? Ou mesmo arrisca um papo charmoso para tentar um upgrade para a classe executiva?
Se você faz alguma dessas coisas, é melhor repensar seu comportamento nos ares.
Responsáveis por uma lista de tarefas bem maior que simplesmente oferecer frango ou massa na hora da refeição, os comissários de bordo muitas vezes precisam lidar com passageiros mal-educados ou que apenas não conhecem alguns limites básicos para a boa convivência durante a viagem aérea.
Por isso mesmo, muitos fóruns na internet e perfis nas redes sociais estão cheios de dicas de etiquetas a bordo, dadas pelos próprios profissionais.
A seguir, veja alguns comportamentos reprováveis:
Nada de lixo fora de hora (ou de lugar)
Um dos comportamentos dos passageiros que mais irritam os comissários de bordo é entregar lixo entre os horários reservados para a coleta.
A atitude pode até parecer positiva, já que ninguém gosta de sujeira acumulada nas poltronas, mas há um momento certo para isso, quando os comissários estão com luvas e carregam recipientes apropriados.
Aproveitar que o profissional está passando pelo corredor para se desfazer de um lixinho pode ser um baita inconveniente.
“Temos muito mais deveres do que apenas recolher o lixo. Se estamos servirmos bebidas, não levaremos o seu lixo e contaminaremos as bebidas dos outros passageiros”, disse um comissário de bordo no Quora.
Entre todos os tipos de lixo que os passageiros querem entregar aos comissários, nada é pior que fralda suja.
No Reddit, um comissário revelou que já precisou suspender a entrega de comida porque um passageiro colocou em seu carrinho, uma fralda usada.
“Também não tente colocar no meu saco de lixo, tenho que passar por mais cem pessoas que não querem sentir esse cheiro. Levante-se e jogue-o no lixo do banheiro. E não tente jogar no vaso sanitário e dar a descarga…”, comentou.
Por favor, não cutuque
Algo que realmente tira os comissários de bordo do sério é quando o passageiro encosta no braço, ou mesmo cutuca, para chamar a sua atenção ou pedir algo.
O toque pessoal pode ser comum para muita gente de várias culturas, mas para outros tantos é inaceitável e constrangedor.
Como as tripulações costumam ser formadas por pessoas de diversos lugares e origens, o ideal é presumir que o trabalhador em serviço não gostaria de ter seu espaço pessoal invadido.
“Esta é a minha implicância número um e tive que chamar a atenção das pessoas por isso”, disse uma comissária de bordo no Reddit, descrevendo ter sido sinalizado fisicamente. “Por que você acha que não há problema em me tocar?”
Em vez disso, tente apenas acionar o botão que existe especialmente para chamar o comissário, ou apenas usar o bom e velho “com licença”.
Sem apelidos ou paquera
Outro comportamento bastante reprovado pelos comissários de bordo (e que afeta especialmente as mulheres) é quando um passageiro toma “certas liberdades” e passa a tratá-los com apelidos que não cabem naquele ambiente, entre pessoas que não se conhecem.
Termos como “querida”, “gracinha”, “princesa” e “boneca” são usados como elogios às comissárias.
Os passageiros que se comportam dessa maneira acabam recebendo, por sua vez, um apelido: Philip. Essa é a maneira de o comissário alertar ao restante da tripulação a presença de um viajante inconveniente.
Piores até que os apelidos “carinhosos” são os flertes a bordo.
Os comissários relatam que as paqueras se dão tanto como tentativa de um encontro amoroso a dez mil metros de altitude quanto para conquistar um upgrade para a classe executiva, por exemplo.
Numa postagem no Tik Tok, a comissária Destanie Armstrong, de 25 anos, afirmou que conversa mole não leva ninguém a lugar nenhum dentro do avião: “Se alguém quiser trocar de cabine ou até mesmo obter um upgrade, isso será resolvido pelo agente de embarque”.
Comida, só no horário certo
Algumas companhias aéreas permitem que seus passageiros de primeira classe (ou até mesmo na executiva, com menos frequência) escolham o melhor momento para fazer suas refeições a bordo.
Mas esse é um privilégio para muitos poucos. Quem já voou de classe econômica sabe que todo mundo come ao mesmo tempo, e as questões são mais logísticas do que outra coisa.
Ainda assim, de acordo com os relatos dos comissários na internet, há passageiros que querem pedir sua comida ou bebida fora do momento do serviço de bordo. E isso realmente irrita a tripulação.
Como uma comissária de bordo zombou no Reddit, sua maior implicância é “me pedir outra bebida enquanto estou catando o lixo, porque como vou lembrar que 6B quer uma Coca, 10A quer café com três cremes, 12F quer um refrigerante com vodca, 13F precisa de fones de ouvido e 20D quer uma cerveja quando eu terminar de limpar o lixo por 30 fileiras?”
Deixe o trabalho para os profissionais
Nem todos os passageiros são folgados ou desrespeitosos, é claro. Alguns querem até mesmo ajudar os comissários, mas podem acabar atrapalhando.
Um dos exemplos mais frequentes é quando um viajante, por conta própria, decide arrumar as malas alheias no compartimento superior de bagagem. Mas isso, às vezes, dá até mais trabalho para os comissários.
“Como sou pequena, muitas vezes recebo ofertas de passageiros para me ajudar a levantar as malas ou organizar os compartimentos superiores”, disse Erica L., comissária de bordo de uma grande companhia aérea dos EUA, ao Reader’s Digest .
“Tudo bem se você estiver cuidando de sua própria bagagem, mas eu realmente não posso permitir que você mova as coisas de outras pessoas.”
O mesmo acontece com passageiros que se envolvem em confusões de terceiros a bordo, ou querem policiar o mau comportamento alheio.
A intenção pode ser até melhorar o ambiente para os demais viajantes, mas os comissários afirmam que as pessoas devem evitar confrontar passageiros indisciplinados, porque isso muitas vezes agrava a situação.
O ideal a se fazer é chamar um tripulante, e deixar o serviço para quem foi treinado para ele.
Não esqueça as palavrinhas mágicas
Por último, mas não menos importante: as palavrinhas que fazem mágica no chão também funcionam a dez mil metros de altitude.
Para muitos comissários, o que mais irrita é o passageiro que não consegue dizer ao menos termos como “por favor” e “obrigado”.
Um comissário de bordo afirmou no Reddit que não são grandes fãs de passageiros que “não dizem olá, adeus, obrigado durante o embarque e o desembarque”.
Por outro lado, “quando eles olham para nós quando estamos prestando o serviço de bebidas e dizem por favor e obrigado, nós realmente agradecemos”, descreveu a comissária de bordo Natalie Magee, 42, em um vídeo.
*Informações O Globo