compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Vai fazer a ceia de Natal em casa pela primeira vez e está com muitas dúvidas? Não sabe qual é a quantidade de bebidas por pessoa? Confira essas dicas!
Planejar uma ceia de Natal pela primeira vez pode parecer desafiador – foto Arquivo
Vai fazer a ceia de Natal em casa pela primeira vez e está com muitas dúvidas? Não sabe qual é a quantidade de bebidas por pessoa? Está indeciso sobre o que servir aos convidados?
Pode ficar bem tranquilo: agora você vai conferir algumas dicas perfeitas para os anfitriões de primeira viagem quando o assunto é ceia de fim de ano.
“Planejar a festa de ano de ano sozinho pode parecer desafiador e até difícil, mas não é. Se planejando com antecedência, dá para saber a quantidade de comida e bebida por convidados e até como e onde servir”, adianta a influencer e cozinheira Laura Miranda.
Confira quatro dicas essenciais para você planejar o jantar de Natal pela primeira vez e agradar a família e todos os convidados, com os truques da influenciadora.
Dica número 1: de olho na restrição alimentar
Verifique se algum dos convidados possui alergia ou intolerância alimentar e entenda como você pode se adaptar a essa restrição. Desse jeito, você evita qualquer desconforto ou mal-estar.
Dica número 2: quantidade de bebidas
Laura Miranda recomenda que haja pelo menos dois tipos de bebidas alcoólicas: vinho e cerveja. Assim, dá para agradar boa parte dos convidados.
Calcule meia garrafa de vinho por pessoa e um litro de cerveja por pessoas. No entanto, atenção para a dica da Laura: “Esses são valores médios e você conhece bem os seus convidados. Se metade não bebe cerveja, dá para reorganizar isso.”
Quanto aos sucos e refrigerantes, calcule, em média, meio litro por pessoa. E sirva água à vontade durante a sua ceia de Natal.
Caso opte também por servir clericot, pense em meio litro por pessoa.
Dica número 3: faça uma lista
Fazer uma lista com todas as receitas que você vai preparar e outra lista com tudo o que você vai usar na hora de servir os pratos são truques que facilitam demais a organização.
“Por exemplo, se vou fazer um bacalhau, preciso comprar o bacalhau, o azeite, a cebola, batata, azeitona e todos os ingredientes. E coloco também onde vou servir e o que vou usar para assar ou confitar esse bacalhau”, detalha Laura Miranda.
“Se organizando dessa maneira, você evita qualquer contratempo no dia da ceia”, aconselha a influenciadora.
Dica número 4: otimize o preparo dos pratos
Usando o mesmo exemplo do bacalhau, pense no seguinte: você já pode fazê-lo em uma travessa que vai direto para a mesa. Isso economiza louça para lavar e tempo de passar a comida de um recipiente para outro.
A salada pode ficar semipronta. Quando o bacalhau estiver pronto, basta temperar a salada e servir.
Viu como dá para se planejar e organizar com calma para a noite de Natal ser ainda mais perfeita?
Para deixar o ambiente mais acolhedor, você pode fazer enfeites simples para a árvore e decorar o guardanapo com alecrim e canela em pau. Tudo isso com as preciosas dicas da Laura Miranda.
*Informações Receitas Globo