compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Você já deixou a compra de um presente para a última hora ou esqueceu de comprar? É melhor entregar atrasado
Esqueceu de comprar o presente de Natal? É melhor entregar depois, mesmo atrasado – foto Freepik
Você já deixou a compra de um presente para a última hora ou esqueceu de comprar? E, depois de passada a ocasião, optou por entregar o presente, ainda que atrasado?
Um estudo publicado em 5 de dezembro no periódico Journal of Consumer Psychology mostrou que, quando se trata de presentes, vale a máxima “antes tarde do que nunca”.
“Vá em frente e envie aquele presente atrasado, pois isso não parece incomodar a maioria das pessoas tanto quanto os doadores temem”, disse Cory Haltman, principal autor da pesquisa e doutorando em marketing da Universidade Estadual de Ohio (OSU), nos Estados Unidos.
Os responsáveis pelo estudo realizaram estimaram que 65% dos americanos acreditam que um presente deve chegar a tempo quando se trata de um feriado ou aniversário.
Mas, na prática, a história é um pouco diferente: o segredo está em se por no lugar da pessoa que recebe o presente atrasado.
Para a pesquisa, foram feitos seis estudos diferentes. Em um deles, os pesquisadores solicitaram que os participantes imaginassem dar ou receber um presente de aniversário de um litro de sorvete que chegaria na hora ou com duas semanas de atraso.
Então, deveriam avaliar se isso poderia ser motivo de problemas no relacionamento.
Aqueles que imaginavam dar o presente atrasado davam mais importância ao atraso do que os que imaginavam recebê-lo.
Além disso, os atrasados hipotéticos temiam que isso sinalizasse que eles se importavam menos com o ato de presentear.
Outro estudo mostrou que o medo de dar um presente atrasado impactou também o tipo de presente, sendo que um item personalizado ou feito com as próprias mãos poderia compensar o atraso.
Atraso tem limite?
A pesquisa também avaliou se dois dias, duas semanas ou dois meses de atraso fariam diferença para quem imaginava receber o presente atrasado.
E acontece que tanto os atrasados quanto os presenteados acreditavam que, quanto mais tarde, mais grave era o atraso.
Mesmo assim, os doadores sempre achavam que o dano ao relacionamento seria maior do que o sentido por quem recebia o presente.
Mas você deve imaginar: pior do que atrasar é não dar um presente, certo? Foi isso que outro estudo mostrou.
Tanto quem dava quanto quem recebia achava que o relacionamento seria prejudicado mais pela falta de presente do que pelo atraso. Ou seja, o importante é presentear.
“Se você se atrasa para dar um presente, coloque-se no papel de quem recebe um presente atrasado”, reitera Rebecca Reczek, professora de marketing na OSU.
“Com base em nossos resultados, acreditamos que isso deve reduzir sua preocupação de que o atraso seja prejudicial ao seu relacionamento.”
*Informações Galileu