compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Existem vagas na Suíça para quem fala português e para início imediato. Confira todas as condições e veja como se candidatar!
Em janeiro de 2023, a Suíça registrou 51.810 vagas abertas e muitos setores estão enfrentando uma escassez de mão de obra.
O país europeu tem uma taxa de desemprego de 2,2% e alguns setores da economia lutam para preencher oportunidades de trabalho abertas.
Existem vagas na Suíça para quem fala português e, em muitas delas, o salário inicial é muito atraente. Se você deseja trabalhar no exterior, saiba mais e veja como se candidatar!
Trabalhar na Suíça
Segundo o relatório do Departamento Federal de Estatística da Suíça (Office fédéral de la statistique – BFS), em janeiro de 2023 existiam mais de 51 mil vagas no país europeu para serem preenchidas.
Muitos dessas oportunidades de emprego na Suíça são em postos de trabalho em setores que geralmente têm falta de pessoal, como saúde e na área de restaurantes.
A situação da falta de trabalhadores é, de acordo com o portal da Radio Télévision Suisse (RTS), ainda mais complicada por conta da baixa taxa de desemprego. Em janeiro de 2023 o desemprego na Suíça ficou em 2,2%, sendo a taxa mais baixa em vinte anos no país europeu.
Vagas para quem fala português
E com um mercado com oportunidades de emprego, mas com poucos candidatos, existem vagas na Suíça para quem fala português. E os salários iniciais são muito bons, tendo algumas profissões o mínimo em € 4.100 euros (já convertidos de francos suíços) segundo o site português Human Resources.
De acordo com o portal, muitas empresas buscam profissionais fluentes em português, principalmente na área da construção civil.
Por exemplo, trabalhadores especializados em obras, concretagem, cofragem, vibração, construção em alvenaria, novas construções e até reforço de estruturas conseguem excelentes salários e vagas na Suíça.
Aliás, os interessados nas ofertas de emprego podem iniciar suas atividades imediatamente e as condições chamam a atenção como, por exemplo, um bom salário e também contrato de trabalho e progressão de carreira.
Escassez de pessoal atinge fortemente o setor elétrico
Ainda de acordo com a RTS, a baixa taxa de desemprego, aliada ao envelhecimento da população, coloca as empresas perante dificuldades de recrutamento sem precedentes na Suíça.
E isso vale para todos os tipos de cargos, dos mais aos menos qualificados. Por exemplo, um ramo particularmente afetado e onde sobram vagas na Suíça está na área dos eletricistas.
Muitas pequenas e médias empresas estão necessitando de profissionais, mas não encontram. A falta de profissionais qualificados e a dificuldade em recrutar já causa prejuízos no país europeu.
Condições de trabalho
De maneira geral as condições de trabalho na Suíça são tidas como excelentes. Isso porque o país tem uma cultura que valoriza a qualidade de vida e um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Sem contar na segurança no emprego que os trabalhadores encontram. Confira outros benefícios:
Horário de trabalho flexível:
Muitas empresas na Suíça oferecem horários de trabalho flexíveis, permitindo que os funcionários comecem e terminem o trabalho fora do horário tradicional das 9h às 17h.
Férias generosas: os funcionários suíços têm direito a pelo menos 4 semanas de férias remuneradas por ano, e muitas empresas oferecem mais.
Segurança no emprego: As taxas de desemprego na Suíça são baixas e os trabalhadores geralmente desfrutam de forte segurança no emprego.
Previdência social: A Suíça possui um sistema de previdência social abrangente que oferece benefícios como seguro-desemprego, planos de pensão e licença médica remunerada.
Seguro de saúde: O sistema de seguro de saúde suíço é considerado um dos melhores do mundo e a maioria dos funcionários é obrigada a ter cobertura de seguro de saúde.
Benefícios aos funcionários: Muitas empresas suíças oferecem uma variedade de benefícios aos funcionários, como pensões patrocinadas pela empresa, benefícios flexíveis e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Custo de vida
Segundo o site Vagas pelo Mundo, a Suíça é mundialmente conhecida por ter um alto custo de vida. As cidades consideradas as melhores para viver, também são as mais caras.
Zurique, por exemplo, é conhecida por seus altos salários e por ser cosmopolita e internacional, contudo é uma das cidades mais caras da Suíça, com alto custo de moradia. Genebra é outro exemplo, assim como Basel, Berna (que é a capital) e Lausanne.
É importante observar que o custo de vida pode variar dentro de cada cidade. Isso depende de fatores como localização, tamanho da moradia e proximidade de comodidades.
No geral, essas cidades são consideradas as mais caras da Suíça. Se você está pensando em uma mudança para o país devem fazer um orçamento adequado e um bom planejamento.
Veja as vagas para quem fala português através do site de recrutamento.