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Comissários de voo são profissionais altamente treinados que garantem a segurança e o bem-estar dos clientes durante a viagem
Mais do que servir o lanche durante o voo, comissários de bordo (ou comissários de voo) são profissionais de segurança. São eles que atuam junto aos passageiros para garantir que o voo ocorra tranquilamente e dão apoio aos pilotos em situações cotidianas e de emergência.
Todos os anos, várias empresas abrem processos seletivos para o cargo de comissário de voo. Veja a seguir quais os requisitos, a rotina e o salário desses profissionais.
Como se tornar comissário?
São requisitos para se tornar comissário no Brasil:
Ter 18 anos de idade
Ensino Médio completo
Fluência na língua portuguesa
Ter CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 2ª classe
Realizar curso de comissário em local autorizado
Ser aprovado em exame de conhecimentos aplicado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)
Tem mais
Quando for selecionado por uma empresa para trabalhar, o profissional ainda deverá realizar um curso específico sobre a aeronave que irá atuar.
Após participar de um estágio prático e um exame final, se aprovado, a empresa pedirá à Anac a habilitação do profissional e a expedição do Certificado de Habilitação Técnica (CHT), o que permitirá que ele passe a atuar formalmente em voos.
A partir de 2024, algumas dessas exigências deixam de existir. Uma delas é a formação em um centro de instrução autorizado, já que o candidato deve ser treinado dentro da própria empresa e comprovar a capacidade técnica para obter a autorização para executar o trabalho.
O que ele deve aprender?
Entre os conteúdos que os comissários aprendem durante sua formação se destacam:
Navegação aérea
Meteorologia
Regulamentação e legislação
Relações interpessoais
Medicina aeroespacial
Emergências a bordo
Sobrevivência em áreas habitadas e desabitadas
Primeiros socorros
Conhecimentos gerais de aeronaves
Qual o mercado?
Além de empresas aéreas, é possível o comissário trabalhar em:
Empresas de transporte offshore (em helicópteros que atuam para empresas petroleiras)
Áreas administrativas, gerenciando equipes, regulamentações, treinamentos etc.
Táxi aéreo
Aeronaves particulares
Fabricantes de aviões para atuar em voos de demonstração, por exemplo
Qual a rotina?
No geral, os comissários são responsáveis por:
Antes do voo, garantir o abastecimento de refeições e bebidas no avião
Checar equipamentos de segurança a bordo
Acionar os pilotos em caso de suspeita de ato ilícito
Atuar para contornar situações de emergência, atos ilícitos ou envolvendo passageiros indisciplinados
Efetuar as atividades de serviço de bordo
Controlar embarque e desembarque dos passageiros
Transmitir as instruções de segurança aos passageiros
Acompanhar o embarque e desembarque
Frequentar periodicamente cursos de segurança da aviação, para os quais é preciso apresentar certidões criminais negativas das polícias Civil e Federal, por exemplo
Garantir tanto a segurança operacional quanto a pessoal de todos no avião
Não é só glamour
Embora possa parecer luxuosa a vida de comissários que passam dias na Europa, essa é uma realidade para poucos. E, nem sempre, há tempo para aproveitar.
Mesmo sendo possível passar a folga em um local turístico, não é uma regra que isso aconteça. Diversas vezes, o profissional é deslocado para locais com menos atrativos turísticos ou em regiões com pouca infraestrutura, e todo o glamour se desfaz.
Leva um certo tempo antes de viajar para o exterior.
Segundo Clauver Castilho, secretário-geral do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), a maioria dos voos são realizados dentro do Brasil.
“Muitas vezes, devido à rotina, horários de trabalho alternados e longas jornadas de trabalho, o tempo de descanso é curto. Tem pernoites em lugares maravilhosos, mas você tem de escolher entre descansar, se alimentar, se exercitar, estudar etc. Se for para tentar curtir a vida, você acaba não tendo tempo para isso”, diz Clauver Castilho, secretário-geral do SNA.
Muitas vezes, quando não estão voando, comissários precisam frequentar treinamentos. Isso serve para garantir a segurança das operações.
Perfil e remuneração
Um comissário de voo no Brasil ganha em média R$ 6.252,19 por mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego atualizados até o mês de junho de 2023. O salário é composto por uma renda fixa e outra variável, que oscila conforme a quantidade de horas voadas.
Atualmente, existem cerca de 10.606 comissários de voo empregados no Brasil, em um universo de 10.863 pessoas com habilitação para exercer a profissão válida. A maioria das licenças emitidas (6.672 ao todo) é para operar os aviões da família Airbus A320, segundo a Anac.
Apenas 81 comissários são habilitados no país para operarem em helicópteros. A aeronave nesse caso é o Sikorsky S-92, que pode levar até 19 pessoas a bordo.
Mulheres compõem 70,8% do total de comissários com licenças válidas atualmente. Homens são 29,2% do total.
Processos seletivos
Todos os anos diversas empresas abrem processos seletivos para a carreira. Em 2023, ao menos Voepass e Latam já realizaram processos seletivos.
“Comissários de bordo desempenham um papel crucial na aviação. São profissionais altamente treinados que garantem a segurança e o bem-estar dos clientes durante todo o voo. Seu compromisso com o atendimento ao cliente, conhecimento técnico e habilidades de mediação de conflitos são essenciais para proporcionar uma experiência agradável e segura a todos que cruzam os céus”, diz Jean Nogueira, CPO (Chief People Officer) da GOL
Além das exigências para ser comissário, para se candidatar à vaga na Gol ainda é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Ter passaporte válido
Possuir certificado internacional da vacina de febre amarela
Ter conhecimentos intermediários da língua inglesa