Vacinação contra Sarampo Paralisia Infantil segue nas UBS de Franca até dia 29

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de outubro de 2020 às 00:07
  • Modificado em 24 de outubro de 2020 às 00:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora sejam mantidas equipes diariamente nas UBSs, movimento está bem abaixo do esperado

 A Prefeitura de Franca divulgou no meio desta semana, uma parcial dos números da cobertura vacinal envolvendo as duas campanhas em andamento, contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. 

Embora sejam mantidas equipes diariamente nas Unidades Básicas de Saúde o movimento está bem abaixo do esperado, sem formação de filas e tudo transcorrendo de maneira tranquila.

A campanha continua pelo menos até o dia 29 próximo, já que na sexta-feira, dia 30, em razão da troca das comemorações do Dia do Servidor (cai no meio da semana), o ponto será facultativo nas repartições municipais. 

Contra a paralisia os número indicam que até quarta-feira, dia 22, pouco mais de 5 mil doses de gotinhas haviam sido aplicadas de um total de mais de 4,5 mil comparecimentos. 

Aquelas pessoas que estavam com sua carteira em dia foram dispensadas. 

Sarampo​

Contra o Sarampo os números mostram uma cobertura nas pessoas na faixa de 6 meses a 29 anos, onde de 201 comparecimentos apenas 28 doses precisaram ser aplicadas. 

Na faixa de 30 a 49 anos foram aplicadas 205 doses, isso limitado a mobilização do dia ‘D’, ocorrido sábado último.

Mas na totalidade, levando em consideração os atendimentos na rede UBS, de 6 meses a 29 anos estiveram presentes 5.592 e dessas 2.377 doses foram aplicadas. Na faixa de 30 a 49 anos, o número de doses aplicadas chegou a 3.456.. 

Mesmo com esses dados a Secretaria de Saúde orienta as pessoas a comparecerem na unidade mais próxima de casa, lembrando que vacina é prevenção, especialmente para as crianças e adolescentes que não estão com a caderneta em dia. 

As duas campanhas estão sendo feitas com respeito aos protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, com obrigatoriedade do uso de máscara, fornecimento de álcool e gel e todo o cuidado para que não haja aglomerações. 


+ Saúde