compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com o programa, o aluno consegue vivenciar como funciona o processo de ingresso em uma universidade pública
Alunos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo, incluindo as ETECs, institutos federais e colégios de aplicação, podem se programar com as novas datas do Vem pra USP!, iniciativa que ajuda a melhorar o desempenho escolar e a preparação para o vestibular, mostrando aos estudantes que é possível ingressar nos cursos de graduação da USP.
Para participar, o estudante pode se inscrever gratuitamente na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), uma prova realizada pela internet, até o dia 24 de julho pelo site do programa.
Também pode conferir as informações e o regulamento da prova no site da competição.
Uma das vantagens de participar do Vem pra USP! é que o aluno consegue vivenciar como funciona o processo de ingresso em uma universidade pública, desde o formulário de inscrição, o acesso aos conteúdos abordados, até conhecer as possibilidades de auxílio no caso de possuir necessidades socioeconômicas.
O aluno participa da prova realizada pela internet, com 18 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas, ciências da natureza, matemática e língua portuguesa.
Os alunos com melhor desempenho avançam para uma segunda fase, que geralmente é presencial na escola de origem, com testes das mesmas disciplinas.
O nível de dificuldade das questões varia conforme o ano do ensino médio em que o aluno está.
Depois, como continuidade do Vem pra USP!, os estudantes mais bem classificados nas provas são premiados com monitorias de alunos da USP, isenção da taxa do vestibular, bolsas de pré-iniciação científica na Universidade, além de concorrer a vagas de estágio, entre outras vantagens.
Professores, escolas e grêmios estudantis também recebem benefícios. Além disso, os estudantes recebem informações sobre ações da Universidade que viabilizam sua permanência, como bolsas e auxílios para que eles possam se manter até a conclusão do curso.
Pandemia altera datas
Neste ano, devido à pandemia e à necessidade de distanciamento social, além da mudança nas datas, os organizadores da competição ainda avaliam reestruturar a segunda fase, que foi planejada para ser presencial nas escolas e vai precisar mudar caso as aulas não retornem.
O Vem pra USP! disponibilizou este ano dois canais virtuais para auxiliar os estudantes.
Um deles pode ser acessado pela internet ou pelo aplicativo Telegram e mostra novidades dos vestibulares, informações sobre escolha profissional, aulas de conteúdos cobrados nas provas, entre outros.
Outro canal vai tirar dúvidas dos estudantes sobre vários assuntos, desde como participar da CUCo, até questões sobre carreira e como se preparar para o vestibular.
A CUCo é realizada numa parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).
O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.
Em 2019, o programa Vem pra USP! teve número recorde de inscritos. Foram quase 140 mil estudantes do ensino médio, oriundos de 3.619 escolas do Estado de São Paulo, localizadas em 602 municípios.
Mais de 500 alunos participantes da CUCo foram aprovados para ingressar em um dos cursos de graduação da USP no último vestibular.
*Notícias Concursos