Usar o celular enquanto está no banheiro é prejudicial para seu bumbum, sabia?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 13 de novembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas alertam que passar muito tempo no vaso sanitário pode causar hemorroidas e músculos pélvicos enfraquecidos, além de outros problemas de saúde

Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário tem efeitos negativos para a saúde – foto Arquivo

 

A prática de levar o celular ao banheiro é comum. Um momento de três minutos pode facilmente se transformar em 15 minutos de rolagem e leitura, e muitas vezes essa parece uma maneira inofensiva de passar o tempo.

Porém, especialistas alertam que o “sentar prolongado” no vaso sanitário pode ter efeitos negativos para a saúde.

Esse hábito está associado ao aumento do risco de hemorroidas e ao enfraquecimento dos músculos pélvicos, segundo o Dr. Lai Xue, cirurgião colorretal do Centro Médico da Universidade do Texas Southwestern.

Quanto tempo é seguro passar no banheiro?

Segundo a Dra. Farah Monzur, professora assistente de medicina e diretora do Centro de Doença Inflamatória Intestinal da Stony Brook Medicine, o ideal é que as pessoas passem de cinco a dez minutos no banheiro. Exceder esse tempo pode gerar problemas de circulação devido à posição sentada e à gravidade.

De acordo com Xue, ao sentar-se no vaso, a posição mantém o reto abaixo do nível das pernas, o que, com a ajuda da gravidade, aumenta a pressão na região.

Esse peso extra sobre os músculos do assoalho pélvico enfraquece esses músculos, que são fundamentais para a saúde intestinal.

Evite o uso prolongado do banheiro

O Dr. Lance Uradomo, gastroenterologista do City of Hope Orange County, recomenda deixar dispositivos e revistas fora do banheiro para evitar distrações e reduzir o tempo sentado. Segundo a Dra. Monzur, o objetivo é tornar o tempo no banheiro o mais breve possível.

Caso haja dificuldade para evacuar, Xue sugere tentar novamente após dez minutos, evitando permanecer sentado por períodos longos.

Manter-se hidratado e consumir alimentos ricos em fibras, como aveia e feijão, também ajuda a regular o funcionamento intestinal.

Dicas para saúde intestinal

A Academia Nacional de Medicina recomenda a ingestão diária de 2,7 a 3,7 litros de água, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA sugere 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias consumidas.

A combinação de água e fibra auxilia na formação de fezes macias, facilitando o processo de evacuação.

Quando o tempo prolongado no banheiro pode ser sinal de algo mais grave

Embora muitos passem períodos longos no banheiro por hábito, algumas condições gastrointestinais podem exigir esse tempo extra.

Dificuldades persistentes para evacuar, sintomas como constipação e desconforto frequente podem ser indícios de condições como síndrome do intestino irritável ou até doença de Crohn. Em alguns casos, podem sinalizar até mesmo câncer colorretal.

Segundo Uradomo, o câncer colorretal pode causar obstruções que dificultam a passagem das fezes, resultando em sintomas como sangramento e constipação.

A Sociedade Americana do Câncer alerta que as taxas desse tipo de câncer entre pessoas com menos de 55 anos vêm crescendo desde os anos 1990.

Monzur aconselha que, em casos de constipação ou tempo prolongado no banheiro por mais de três semanas, é recomendável buscar orientação médica para uma avaliação mais profunda.

Cuidar do tempo que passamos no banheiro pode parecer um detalhe, mas tem impacto direto na saúde intestinal.

*Informações CNN