UNIVERSO CHAMADO MÚSICA

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 29 de setembro de 2017 às 10:05
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Então compreendo a “bagunça” da casa de Beethoven… sem querer obviamente me comparar a este Sol da música , mas entendendo o quanto ela toca melodias em nossa mente! Em meio a louças acumuladas, escrivaninha abarrotada de papéis, de apostilas, revistas, livros para ler, pós graduação esperando eliminar as unidades sem fim, contas a pagar, bilhetes de coisas a fazer, emails para responder, gravações para ouvir, vassoura esperando para ser usada na casa, roupas que estão batendo na máquina e esperam por ser estendidas, preocupação com um filho doente, vendo o papel de parede esperando para ser colocado por mim, mensagens que chegam no celular, lista de supermercado a fazer, faxina nos armários, lembro-me que não tomei café ainda, e a vitamina que não tomei, CDs que precisam ser organizados e uma infinidade de outras coisas, muitas mesmo, fica martelando em minha mente sobre o UNIVERSO DA MÚSICA e muitas ideias vêm e preciso escrever para poder continuar o trabalho braçal que não foi feito no final de semana.

O UNIVERSO DA MÚSICA …

Quando resolvi montar a SALA FRANZ LISZT e deixar explícito que este ambiente clássico é para inspirar o trabalho com música clássica ou leitura de partituras, recebi muitas críticas tais como: – música clássica somente? Leitura de partituras? Ninguém quer estudar hoje em dia, querem música para passar o tempo, a cidade é pequena e não comporta este projeto de ter uma biblioteca de partituras, sala clássica, aulas de piano clássico,etc,etc, etc.

Mas neste momento quando olhei para o céu e vi a quantidade de estrelas, pensei no planeta em que vivemos e que existem tantos outros planetas e me veio uma frase de meu orientador no TCC sobre Didática: MÚSICA ERUDITA: DIAMANTE E ÁGUA que escrevi em 1998: – “escolha um tema bem restrito, por exemplo: se quiser falar sobre uma cadeira, ela é muito ampla para que você descreva bem como ela foi feita, então escolha o parafuso da cadeira e fale tudo sobre aquele parafuso, mas não deixe nada sem dizer, explore este universo chamado parafuso”. E foi quando escolhi escrever sobre a Música Erudita, porque antes o Universo era música. Pois bem, depois que escrevi isso e fui direcionando minha vida para este gênero musical, fui me aperfeiçoando em cursos voltados a ela, fiz 4 viagens para a Europa buscando um melhor conhecimento e nos Masterclasses que frequentei com vários professores renomados percebi a necessidade de focar no ‘ parafuso’.

Os professores dos Masterclasses lecionam com tamanho foco no ‘ parafuso ‘ da partitura que isso faz o aluno se tornar mais sensível, menos apressado, mais focado, observador, consciente do que é transmitir a ideia musical de alguém para ser um bom intérprete, se torna mais caprichoso e detalhista, além de muitos outros atributos.

Então pensei no meu trabalho nas escolas de ensino regular onde eu lecionava Artes voltada à História da Música ou ensinando flauta doce e percebi que eu estava querendo abraçar o mundo musical e estava sem foco. Como cada coisa vem exatamente na hora certa, me aposentei e direcionei meu foco à DIDÁTICA AO PIANO. Este seria meu parafuso. ESTE É MEU PARAFUSO. Tocar… Eu queria voltar a tocar, mas para praticar não haveria tempo de estudar. Embora já fosse graduada em Pedagogia a vida não para de se modificar, de acrescentar novos conceitos, é preciso estudar. Além disso, uma vida particular me chama, com casa para administrar, saúde para cuidar, enfim… uma vida paralela à música com muitos afazeres. Foquei no parafuso: – A DIDÁTICA E A TÉCNICA. Sim, acrescentei a técnica porque a didática envolve a técnica para que o aluno consiga desempenhar bem o seu papel . E no Masterclasse com Scherbakov uma aluna não conseguia tocar uma passagem de forma alguma (aluna já com 10 anos de estudo de piano) e ele se virou para mim, que era a única que estava ali assistindo às aulas e disse : “ – como ela resolve isso Maria?” Eu me assustei porque estava escrevendo todas as orientações dele no caderno e fiquei olhando para ele esperando que me respondesse o que ele iria orientar. Foi quando ele respondeu : – “ Czerny, Czerny, Czerny !!! “ Ou seja, a menina tocava uma peça de Liszt mas não conseguia a destreza necessária e ele pediu que ela recorresse ao estudo de ‘ academia de dedos’.

Bom, então, as pessoas me procuram para aulas de teclado, música popular, jazz, musicalização infantil, MPB, aulas de teoria, harmonia, me convidam pra montar coral aqui e ali, me convidam para acompanhar coral ou serem alfabetizadas em música clássica e cada um procura aquilo que mais deseja do Universo Musical. Mas foquei no ‘ parafuso ‘ – DIDÁTICA E TÉCNICA . Olhando para o céu e vendo estas várias estrelas formando uma galáxia complexa, escolhi o pequeno brilho da estrelinha da Didática e da Técnica. E na escolha escrevi dois livros sobre o assunto: A HORA DE TOCAR PIANO e O PIANO UM ESCULTOR DA ALMA.

O UNIVERSO MUSICAL o próprio nome já diz: UM UNIVERSO. E para abraçar tudo perdemos os detalhes, pelo menos eu sou assim: prefiro me especializar e fazer bem uma coisa, essa coisa hoje se chama ALFABETIZAR AO PIANO, sendo que a DIDÁTICA escolhida foi: holística. Procuro enxergar o aluno como um universo particular, e que através do piano ele possa esculpir sua alma como melhor lhe satisfizer. Isso é completamente individual. Cada estrelinha é única. Cada parafuso é único embora se pareçam, estão em lugares diferentes na mesma cadeira.

E assim… CADA ESTRELA ou gênero musical, ou preferência ou escolha tem seu brilho individual que compõe a galáxia musical. Ofereço uma estrelinha … Outro profissional oferece outra estrelinha, e juntos vamos formando este céu maravilhoso que entoa vários sons de vários países, culturas, manifestações, enfim … Assim é na Medicina com seus especialistas. Assim é na Educação com seus especialistas em várias disciplinas, assim é na vida com nossas escolhas !

A MÚSICA É UM UNIVERSO! TUDO É VÁLIDO! TUDO É LINDO! Quando existe o foco na sua estrela, aceitando seu pequeno brilho no Universo, ela será a estrela mais duradoura e vai durar enquanto sua programação de vida existir!


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero