Unicamp anuncia que não irá utilizar notas do Enem para ingresso em 2021

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 22 de julho de 2020 às 16:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vagas que seriam oferecidas pelo Enem serão ofertadas no Vestibular 2021 da instituição.

Durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (22), a Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ) anunciou que não irá usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) para o ingresso do ano letivo de 2021.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da instituição, José Alves de Freitas Neto, os resultados do Enem 2020 deverão ser divulgados depois do início do ano letivo. Isso tornaria inviável utilizar as notas do exame.

Sem as notas do Enem, as 639 vagas que seriam oferecidas pelo Exame passarão para o Vestibular 2021 da instituição. Elas equivalem a 20% do total e seguirão exclusivas pra cotistas.  

Ao todo, serão oferecidas 3.234 vagas, com reserva de 25% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (15% do vestibular + 10% do Enem) e 10% de estudantes que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública.

Por meio do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), os vestibulando que estudaram na rede pública durante o ensino fundamental ou médio ganharão bônus na pontuação do vestibular.


+ Educação