Unesp vai começar a fazer reposição de professores a partir o ano que vem

  • Marcia Souza
  • Publicado em 6 de outubro de 2021 às 06:00
  • Modificado em 6 de outubro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reitor afirma que universidade está tendo que improvisar, com professores emergenciais, conferencistas e até bolsistas

Unesp

Reitor afirma que universidade está tendo que improvisar, com professores emergenciais, conferencistas e até bolsistas

Nesta terça-feira foi realizado um evento online, com a presença de deputados estaduais, o reitor e a vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor Pasqual Barretti e professora Maysa Furlan.

Os diretores falaram sobre planos para os campi da Unesp, um deles inclusive fica na cidade de Franca, e sobre os avanços pretendidos pela universidade.

O reitor afirmou que a faculdade está defasada em relação ao número de professores e que deverá fazer contratações para completar as cadeiras.

“Uma das nossas metas para o ano que vem é iniciar a reposição de professores. Estamos defasados de uma maneira assustadora, improvisando com professor emergencial, conferencista e bolsista”, afirmou o reitor.

Aulas presenciais

O reitor afirmou que o retorno total das aulas presenciais depende exclusivamente das condições de saúde e que o comitê contra a Covid-19 da universidade tem plena autonomia para definir o retorno.

“Findado o Plano São Paulo, fizemos então um plano para a Unesp, que é um estrito acompanhamento da pandemia. Imaginamos que em 2022 tenha o retorno totalmente presencial, mas não temos medo de dar um passo para trás, caso a saúde seja ameaçada”, garantiu.

O gestor ainda afirmou que o parâmetro de avaliação é a ocupação das UTIs (menos de 60%) e as taxas de contaminação da cidade de cada campus (menor que um).

Por isso, diferentemente das faculdades particulares, algumas unidades estão retomando aos poucos suas atividades presenciais.

Estágio e supervisão

Em relação às vagas de estágio e a supervisão das oportunidades dos egressos no mercado de trabalho, o reitor falou sobre a preocupação da Unesp.

“Estamos fechando parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), também estamos criando estágio dentro da nossa própria assessoria de imprensa, da nossa assessoria jurídica, por exemplo, então essa questão dos estágios estamos analisando e nos aperfeiçoando”, explicou.


+ Educação