Unesp é destaque em publicação do Censo da Educação Superior do Brasil

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de junho de 2020 às 18:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Qualidade dos dados da Universidade é listada pelo Inep como modelo de boas práticas

A ​Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), destacou a Unesp na divulgação, semana passada, dos relatos de boas práticas de preenchimento do Censo da Educação Superior.

O documento contém 15 relatos de boas práticas, previamente selecionadas em 2019 pelo Inep, e valoriza experiências positivas alcançadas por algumas instituições de ensino superior (IES). 

A publicação encontra-se disponível para consulta no portal do Inep e também pode ser lida neste link.

Esta iniciativa teve a finalidade de valorizar o trabalho do Pesquisador Institucional (PI) e dos Auxiliares Institucionais (AIs) das universidades, que se dedicaram à importante tarefa de realizar o Censo da Educação Superior e compartilhar as boas experiências com os demais pesquisadores para contribuir no desempenho desta atividade.

A seleção considerou, além da abrangência quanto às diferentes categorias administrativas e organizações acadêmicas das IES, aquelas boas práticas que abordaram, com mais detalhes, o engajamento do Pesquisador Institucional com os demais envolvidos no preenchimento do Censo da Educação Superior.

A Unesp foi selecionada pelo relato denominado “Alinhamento, Padronização e Otimização de Procedimentos na Gestão dos Processos de Trabalho do Censo da Educação Superior”, assinado pelo pesquisador institucional Alexandre Donizeti Pazoti, assessor técnico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). 

Ao todo, estiveram envolvidos no preenchimento do censo dezenas de servidores, entre os quais os 39 Auxiliares Institucionais (AIs), as Diretorias Técnicas Acadêmicas, as Seções Técnicas de Graduação e as Equipes de Desenvolvimento e Manutenção e Suporte ao Usuário do SisGrad, sistema institucional da graduação.

Esse resultado é reconhecimento do acerto da estratégia da Prograd de trazer para a sua responsabilidade, em meados de 2017, a ação do Pesquisador Institucional,  responsável pelas informações no cadastro e-MEC e processos regulatórios, bem como elementos de avaliação, incluídas as informações necessárias à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), com o objetivo de aprimorar a gestão de dados para processos avaliativos externos, melhorando a avaliação dos cursos da Unesp e, assim, intensificando sua boa visibilidade”, afirma a pró-reitora de graduação Gladis Massini-Cagliari.

A publicação do Inep pretende, com o compartilhamento de boas práticas, contribuir para a melhoria do processo de coleta dos dados nas instituições de ensino superior, bem como incrementar a comunicação entre os pesquisadores institucionais, facilitando os meios de organização das instituições para o preenchimento da pesquisa, o estabelecimento de cronogramas, planos de ação e melhoria de sistemas internos, considerados essenciais para o aprimoramento do Censo da Educação Superior.

Como Pesquisador Institucional, fico muito feliz que a Universidade esteja sendo reconhecida pela qualidade dos dados que dispõe ao Inep para a elaboração do retrato da educação superior do Brasil. Em nome de toda a equipe que se envolveu nesse processo, posso dizer que todos nos sentimos lisonjeados em ter o nosso trabalho descrito como ‘boas práticas’. Sempre acreditei que esse trabalho fosse ajudar a dar mais qualidade aos indicadores da Unesp e a mostrar a universidade de excelência da qual fazemos parte”, diz o pesquisador institucional da Unesp, Alexandre Donizeti Pazoti.

Entre os objetivos listados na prática destacada na Unesp, estão a definição de um cronograma interno para o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Inep, a coleta e a informação de dados consistentes e a melhoria dos indicadores de qualidade da instituição.


+ Educação