Umami: você sabe o que é esse sabor que potencializa todos os outros?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de julho de 2020 às 01:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entenda exatamente o que é o quinto sabor, como utilizá-lo na gastronomia e em quais alimentos encontrá-lo

O ​umami é o chamado quinto sabor e é tão importante que tem inclusive um dia oficial, lembrado no último dia 25/07. 

A data celebrada segue ganhando espaço na mídia, mas pouca gente ainda entende o que ele realmente é e como identificá-lo e explorá-lo.

História e comunidade científica​

A primeira vez que ele foi cientificamente descoberto e exposto, foi em 1908, pelo professor japonês Kikunae Ikeda.

Mas essa descoberta só foi aceita por toda a comunidade científica no ano 2000, o que não impediu que cozinheiros do mundo inteiro já o explorasse, principalmente os orientais, que utilizam muitos alimentos ricos nesse sabor. 

A aceitação do umami veio após comprovarem que possuímos receptores específicos na língua para o glutamato, que é o principal representante deste sabor.

O que é exatamente e como notá-lo​

O nome “umami” significa algo como “gosto saboroso e agradável”. 

Seu paladar e percepção em si são discretos e necessitam de uma combinação com o paladar salgado para ser melhor perceptível. 

Tem um efeito muito proveitoso que é estimular a salivação, que além de facilitar a digestão, também lubrifica as papilas gustativas, o que proporciona melhor percepção de todos os sabores. 

Ao contrário dos outros, ele não possui uma região predominante e todas as papilas são capazes de notá-lo.

Por falar em percepção, embora esteja presente em diversos alimentos, uma das formas mais fáceis de entender o que é umami é comprar um bom queijo parmesão (dos caros mesmo, mas a dica é comprar só um pedacinho), tomar um bom copo d’água e colocar um pedaço na boca, deixando-o derreter. 

Umami é o sabor residual delicado que você percebe assim que o salgado deixa de se fazer presente no paladar. Interessante, não?

E onde eu encontro?​

O umami na verdade é bastante disponível, principalmente na culinária oriental: cogumelos frescos são uma fonte abundante, bem como algas secas, independentemente do tipo. Pastas fermentadas de peixe também são ricas nesse composto. 

Já na gastronomia ocidental, é mais fácil encontrá-lo na gastronomia mediterrânea: os tomates maduros possuem bastante umami na casca, e queijos de longa cura, como é o caso do parmesão, grana padano e pecorino, também são ricos neste sabor.

*Com informações Metropolis.com / André Rochadel


+ Gastronomia