Um perfume sem perfume, por favor!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 22 de março de 2018 às 09:28
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando Virgil Abloh, diretor criativo da marca de roupas Off-White e também colaborador de Kanye West, decidiu desenvolver sua primeira fragrância, ele tinha apenas um pedido: queria que ela não fosse perfumada. Ao menos, não muito! Queria um perfume delicado, quase imperceptível e despretensioso que seria quase impossível de ser detectado pelo olfato humano. Essa incumbência foi parar nas mãos de Bem Gorham, que dirige a conceituada casa de fragrâncias Byredo, e juntos eles produziram o Elevator Music.

Ele queria uma fragrância que além de leve lembrasse as paisagens hipnóticas e sonoras dos elevadores. Essa parceria foi anunciada durante o desfile de Paris para o Outono de 2018. Essa apresentação incluiu uma trilha sonora de elevador e uma instalação chamada ‘The Elevator’, de Carsten Höller, essa deveria remeter às pessoas à sensação de ser ignorado quando você entra em um elevador.

Abloh não é a primeira pessoa a imaginar um perfume tão mínimo que seja quase inodoro. Em 2006, a perfumista alemã Geza Schoen apresentou a fragrância minimalista Escentric Molecule 01 como um ainsolente repreensão aos excessos da perfumaria. Esse anti-perfume contém apenas materiais sintéticos e promete algo irresistível, como uma tinta mágica invisível que amplificará, em vez de sobrecarregar, seus ferormônios naturais.

O frasco foi criado para lembrar o elevador passando pelos andares quando sobe ou doce, uma brincadeira com o branco e preto minimalista. E além da fragrância também foi lançado um mousse de cabelos e creme de mãos. Ele define a fragrância como uma relação entre o luxo e a percepção humana. Da mesma forma que a música do elevador deve ser ouvida, mas não absorvida totalmente, assim como a fragrância, ela deve ser sentida mas não permanecer no seu olfato por muito tempo. Ele é um floral amadeirado, com notas de violeta da meia noite, bambu, almíscar e ambreta. Ele estará a venda a partir do dia 17 de maio para os amantes dos perfumes, sem perfume!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero