compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A ansiedade de separação em gatos é real e pode causar comportamentos como urinar fora da caixa de areia e vocalização excessiva
O casal Christine Scherer, 32, e Ethan Scarduzio, 34, sempre sonhou em ter uma casa maior e recentemente realizou esse desejo. Na mudança para essa nova fase de vida, não poderia faltar Pooka, a gata preta do casal!
Pooka, que viveu por muito tempo com seus tutores em um apartamento pequeno, parecia feliz com a nova aquisição – ou talvez não.
Isso porque, apesar de agora ter um enorme espaço para correr e brincar, a pobrezinha ficou desorientada sem saber o que fazer, afinal, passou tanto tempo feliz em um espaço pequeno.
A reação da felina à nova casa fez milhões de internautas rirem.
Novo lar
Assim que se mudaram, Christine e Ethan apresentaram a nova moradia para a gatinha. No entanto, o espaço era tão grande que Pooka ainda não havia se familiarizado com a distribuição dos ambientes.
Quando os tutores se afastaram por um breve momento para medir um cômodo, Pooka começou a miar desesperadamente, achando que estava sozinha. Christine teve que chamá-la várias vezes até que ela se localizasse e os encontrasse, para não se sentir mais sozinha.
“Ela sempre foi muito expressiva e gosta de deixar suas opiniões claras,” contou Christine ao Newsweek. Finalmente, estando perto dos donos, a gatinha se acalmou!
Gatos têm ansiedade de separação?
Segundo a médica veterinária Krista Sirois, a ansiedade de separação em gatos é real e pode causar comportamentos como urinar fora da caixa de areia e vocalização excessiva.
Gatos com forte apego aos donos, especialmente aqueles que vivem dentro de casa ou passaram por mudanças na rotina, são mais propensos a essa condição.
O tratamento inclui melhorar o ambiente, oferecer atividades de enriquecimento e manter uma rotina consistente. Se necessário, podem ser usados medicamentos ou suplementos.
Técnicas de modificação comportamental também podem ajudar. Para prevenir a ansiedade, incentive a independência do gato e mantenha suas saídas discretas. Se notar sinais de ansiedade, consulte um veterinário para diagnóstico e tratamento.
Viralizou
O momento foi filmado e compartilhado no perfil do TikTok do casal no dia 3 de agosto, com a legenda: “Ela sai sozinha e depois chora porque está sozinha, rs.”
A publicação acumulou mais de 12 milhões de visualizações e milhares de reações e comentários. “Definitivamente não foi feito para as ruas,” disse um internauta. “Ele chegando reclamando kkkkkkkkk,” comentou outro. “Ele diz: ‘Você me trouxe para este LABIRINTO!'”, escreveu um terceiro.
Amadinha, espero que essa lindinha se adapte logo à nova casa!
Adaptando o gato em seu novo lar
Segundo a WebMD, a mudança pode ser estressante tanto para humanos quanto para gatos.
Para facilitar a transição, mantenha a rotina do seu gato o mais normal possível antes da mudança e introduza a caixa de transporte com antecedência, tornando-a um lugar seguro e confortável. No dia da mudança, mantenha o gato na caixa de transporte para evitar estresse e fugas.
Ao chegar na nova casa, prepare um cômodo seguro e familiar para que seu gato explore primeiro. Mantenha-o dentro de casa por pelo menos duas semanas para se adaptar, e introduza-o aos arredores gradualmente.
Segundo o portal Amo Meu Pet, é preciso estar atento a sinais de estresse e mantenha seu gato seguro e confortável durante o processo.
Confira: