Franca: ‘Turminha da Vigilância’ ajuda em ações de combate à dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 23:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

‘Turma’ é composta por personagens fictícios, para conscientizar e mobilizar principalmente as crianças

​Com a conscientização de que o trabalho de combate ao mosquito da dengue deve ser diário, a Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Ambiental, está intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti com visitas domiciliares e em terrenos baldios. 

Além dessas intervenções, a orientação aos moradores sobre a importância da luta contínua também está sendo feita.

Além de toda a ação preventiva dos agentes de vetores, a Prefeitura também conta com o apoio da ‘Turminha da Vigilância’ para realizar a campanha de educar e comunicar a sociedade. 

A ‘turma’ é composta por personagens fictícios: Andrezinho (que representa um menino) e seus amigos Lino (representa um gato) e Vigilante (representa um cachorro). Juntos eles lutam para eliminar todos os criadouros do mosquito e combater ZumZum e Condessa (os mosquitos).

Com o objetivo de envolver as pessoas, em especial as crianças, nas ações de educação e mobilização para combater doenças, a ‘turminha’ veio para influenciar e informar a população de forma simples e eficaz. O trabalho deles é realizado em eventos, escolas e creches, com temas voltados para saúde pública.

A ‘Turminha da Vigilância’ marcou presença na Copinha 2020, com a finalidade de conscientizar a população dos perigos do mosquito Aedes Aegypti e da necessidade do combate constante.

Avaliação de Densidade Larvária

Além do trabalho de conscientização, a Vigilância Ambiental está realizando a ação de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que seguirá até o dia 20 de janeiro. 

O trabalho está promovendo visitas diárias pelos agentes do Controle de Vetores por casas e terrenos do município. O objetivo é de vistoriarem 4.200 imóveis distribuídos em diferentes bairros.

Durante essas visitas os agentes verificam os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti e a partir deste diagnóstico será possível promover um trabalho de combate. 

Após as visitas, será possível definir qual região há uma maior predominância de encontrar o foco do mosquito e os tipos de criadouros localizados em quintais e terrenos baldios.

E a partir dos resultados obtidos, a Vigilância Ambiental poderá definir novas estratégias para combater o mosquito e consequentemente evitar a proliferação do mosquito e o número de casos de dengue.


+ Saúde