Tudo novo de novo!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 01:17
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feliz novo ano! Sim, mas só se você permitir. Acho que o maior problema da humanidade em geral, é não conseguir desapegar do passado, do que já foi bom ou ruim um dia. Sejam sonhos, momentos, projetos, pessoas, lugares, etc. E não estou sendo hipócrita, também tenho minha enorme parcela de culpa, mas o ano novo traz esse sentimento de renovação, e se formos realmente verdadeiros conosco, e colocarmos pontos finais reais e metas para esse novo ano, conseguiremos seguir em frente sem nenhum apego ao que passou.

A vida é bem como perfume se formos pensar com cuidado, podemos ter uma variedade de perfumes, mas sempre teremos um preferido, aquele que faz a gente se sentir bem e nos conecta com nosso eu mais verdadeiro. E às vezes, mesmo que o perfume acabe, continuamos guardando o frasco com aquele restinho lá no fundo, aquele que dependendo do vidro e do perfume podemos ver ficando até amarelado com o tempo, na esperança de que ainda saia um vaporzinho com aquela fragrância conhecida. Mesmo sabendo que com o tempo ela acaba oxidando quando não usada.

Mas um belo dia, assim como quando começa o dia 1 do ano, somos apresentados a uma nova fragrância, uma nova promessa de algo melhor, acolhedora e até mesmo sedutora. E você experimenta com cuidado, admira o frasco, ente primeiro pelas narinas, depois coloca na pele, e vai percebendo que é hora de desapegar do antigo perfume e começar a valorizar o novo. Vez ou outra a gente pode até usar, ou simplesmente sentir o cheiro daquele fundinho no do frasco antigo, mas o novo pode ser surpreendente.

Sim, a partir de hoje, são 361 dias e novas possibilidades de escolhas e vivências. Como diria o poeta, é dentro de você que o ano novo cochila, e não de um ponteiro marcando meia noite no relógio. É dentro de nós que a mágica acontece, que a gente ensina o coração a desapegar do que foi, e desperta pro novo, por isso é tão importante aprender a dar valor aos momentos mais simples dessa vida. É hora de decidir que o tempo do velho bálsamo acabou e aprender a enaltecer a fragrância do presente e suas dádivas. Vai lá, usa aquele perfume novo, aquela roupa guardada pra uma ocasião especial, faz aquela comida que tem vontade, dança como se ninguém tivesse te olhando, tenta aquela oportunidade de emprego, se arrisca num encontro, dá mais um abraço em quem você ama….VIVA e RENOVE-SE! Feliz 2018! Feliz tudo novo!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero