Três motoristas são multados por hora em Franca, mostra levantamento da secretaria

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de julho de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A maioria é por uso de telefone celular e falta de cinto de segurança. As duas infrações representam 75% das multas aplicadas

Em Franca, 64 motoristas em média são multados por dia, de acordo com a Secretaria de Trânsito da cidade, ou três motoristas por hora, considerando o dia todo.

A falta do cinto de segurança é a infração mais comum. Em segundo lugar está o uso do telefone celular ao volante. As duas infrações representam mais de 75% de todas as quase 10 mil multas aplicadas de janeiro a maio deste ano.

Em relação aos motociclistas, andar com a viseira de segurança levantada e fazer conversões em locais proibidos estão entre as principais infrações.

Palavra do motociclista

O atendente, Jessé Tiradentes da Silva, usa a moto para trabalhar. Ele foi multado por causa do capacete, mas só percebeu quando foi renovar os documentos.

“Quando eu descobri não deu tempo nem de recorrer porque o prazo já tinha terminado e tive que arcar com o prejuízo”, conta Jessé.

De acordo com a secretaria, a Avenida Ademar de Barros, na zona Leste é o local campeão de infrações. “Para se ter uma ideia, 15% de todas as multas da cidade foram aplicadas ali”, informa o Secretário de Trânsito, Marcus Alexandre Moraes de Araújo.

Quase R$ 2 milhões para a Prefeitura

Segundo o portal G1 Ribeirão e Franca, as multas aplicadas em Franca geraram uma arrecadação de R$ 1,8 milhão para a prefeitura.

Ainda de acordo com o secretário, mesmo com o número expressivo, a quantidade de multas aplicadas em Franca caiu cerca de 20% se comparado a 2022.

“Mesmo com a queda, essa situação não representa que o trânsito está mais seguro. Infelizmente os motoristas não estão se conscientizando que essas atitudes estão causando morte no trânsito”, salienta o secretário.


+ Trânsito