Tremor de terra assusta população de Rifaina, Pedregulho e Sacramento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2018 às 14:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abalo atingiu 3,0 graus na Escala Richter e não causou prejuízos materiais nos municípios

Um tremor de terra ocorreu no final da noite de sábado, na região de Franca, próximo ao Rio Grande, envolvendo os municípios de Pedregulho (na região do Estreito), Rifaina e a cidade mineira de Sacramento.

O atípico abalo sísmico na região foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP – Universidade de SP. 

O evento ocorreu às 23h26m02s da noite de sábado (24) e não foram registrados prejuízos materiais em nenhuma das regiões, assim como pessoas feridas em razão do fenômeno da natureza. 

O Observatório Sismológico da Universidade de São Paulo (USP) informou ter registrado um abalo de 3.0 graus na Escala Richter.  

Testemunhas na Usina de Estreito, em Rifaina e em Sacramento narraram ter sentido o abalo sísmico, que relataram parecer “um tremor” atingindo principalmente janelas e móveis. 

Os tremores de terra na região que margeia o Rio Grande entre Passos, Ibiraci, Pedregulho, Rifaina e Sacramento seriam consequência de uma falha geológica cuja dimensão ainda não foi identificada. 

Os especialistas das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP) vão aprofundar os estudos para buscar identificar o porte desta falha, mas tranquilizam a população, garantindo que não há risco de tremores de magnitude superior a 4,5 graus.


+ Cotidiano