Transferência Digital de Veículos do Detran-SP está sendo feita em poucos segundos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 5 de janeiro de 2025 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A rapidez e a segurança da TDV são resultado de um entrelaçamento de tecnologias, que cria a chamada hiperautomação.

A nova ferramenta de Transferência Digital de Veículos (TDV) do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já foi utilizada mais de 33 mil vezes desde o lançamento, em março do ano passado, com aprovação de 89% dos usuários, mostra levantamento da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.

Em dezembro, foram mais de 6 mil transações, número bem acima das 76 registradas no primeiro mês da ferramenta. O principal diferencial da TDV é a rapidez e comodidade.

Os proprietários de veículos que antes tinham a opção apenas dos cartórios agora podem fazer o processo todo via aplicativo de celular em minutos. Na transação mais rápida registrada no sistema, uma transferência foi concluída em 19 segundos. Um terço das transações, cerca de 13 mil, foram feitas utilizando Pix.

Em dois minutos

O gerente de logística Laercio dos Santos Junior conta ter realizado o processo em apenas dois minutos.

“Fiz toda a transação pelo celular, no escritório onde trabalho. Não levei nem três minutos. Antes, perderia um dia com o processo. Em seguida, acessei a Carteira Digital de Trânsito e o veículo já estava no meu nome”, conta Laércio.

A rapidez e a segurança da TDV são resultado de um entrelaçamento de tecnologias, que cria a chamada hiperautomação.

O uso combinado de diversas soluções em um só produto, como inteligência artificial, blockchain e criptografia, análise de dados em tempo real e construção de pontes entre sistemas diversos como os do Detran-SP e o da Receita Federal, permite a transmissão e processamento de informações em questão de segundos, e com segurança.

Prêmios

O ineditismo rendeu prêmios à ferramenta, desenvolvida pela Prodesp, a empresa de tecnologia do estado de São Paulo.

No final de setembro, a TDV foi a grande vencedora da premiação internacional Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O Brasil não conquistava um troféu na competição desde 2021.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Poupatempo

A TDV é disponibilizada pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR. Atualmente, 70% dos serviços do Detran-SP são totalmente digitais.

“A ideia de um órgão cartorial ficou no passado. Como agente público, o Detran-SP deve prestar serviços que contribuam para o bem-estar da população, para uma maior qualidade de vida. É isso o que estamos buscando com o investimento em novos recursos e formas de atendimento. A transformação digital, da qual a TDV faz parte, vem para somar a esse esforço, é uma ferramenta para atender mais pessoas, em menor tempo, com mais eficiência. É também um caminho sem volta, como indicam as boas experiências dos nossos usuários”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do órgão, que é vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Depoimento

“Eu fiz a transferência em um domingo. No mesmo aplicativo, paguei as taxas de licenciamento e de transferência, e em menos de cinco minutos o carro estava no meu nome. Por esse processo hoje ser digital, é muito cômodo. Posso fazer da minha casa, sem perder horas numa fila”, diz o gerente de redes Anderson David dos Reis, morador de Itu.

“Antes, havia uma grande burocracia em um processo que levava dias. Era preciso agendar uma data para ir a um posto de atendimento e aguardar ao menos uma semana pelo resultado. Além do tempo, os custos eram maiores.”


+ Trânsito