TOUR PELO BELO ESTÁDIO DA LUZ

Postado em:

Em recente viagem para Portugal, tive a honra e o prazer de fazer um tour pelo imponente Estádio da Luz do tradicionalíssimo Benfica.  O estádio é também conhecido pelos benfiquistas como "A Catedral". O novo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 25 de outubro de 2003, num jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional que o SL Benfica venceu por 2 a 1, com Nuno Gomes a bisar. A autoria do projeto do novo estádio é da empresa australiana Populous.

 A arquitetura chega a impressionar pela beleza e a estátua de Eusébio, à entrada do Estádio é magnífica. 

O Estádio da Luz foi o palco da final da Eurocopa de 2004 entre Portugal e Grécia vencido pelos gregos pelo placar de 1 a 0 e recebeu três jogos da fase de grupos e um das quartas de final. No dia 7/07/2007 deu-se a cerimônia das Novas Sete Maravilhas do Mundo no Estádio da Luz. A 20 de março de 2012 o Comité Executivo da UEFA anunciou que o Estádio da Luz iria receber a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2013–14, o que veio a se concretizar depois.A final foi vencida pelo Real Madrid pelo placar de 4 a 1, após prolongamento, contra o Atlético de Madrid.

A equipe benfiquista é detentora de dois títulos da LIga dos campeões da Uefa (60/61 e 61/62) e 36 campeonatos nacionais. 

A  Águia Vitória é a mascote do Sport Lisboa e Benfica. Antes da apresentação da equipa em casa costuma sobrevoar o Estádio da Luz e aterrar sobre o símbolo do clube (sem a águia) completando-o. 



*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​