Tomar multivitamínicos por 2 anos pode desacelerar declínio cognitivo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de janeiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo realizado com 21.442 participantes constatou que o consumo diário de multivitamínicos pode beneficiar função cognitiva em idosos

Estudo mostra resultado positivo do consumo de multivitamínicos – foto Freepik

 

O consumo diário de multivitamínicos por dois anos pode desacelerar o declínio cognitivo de idosos, segundo estudo realizado com 21.442 participantes.

De acordo com o principal autor da pesquisa, Chirag Vyas, do Mass General Brigham, nos Estados Unidos, a perda de memória pode ser evitada ao ingerir com frequência as pílulas que contêm mais de 20 micronutrientes.

“A meta-análise de três estudos sobre cognição fornece evidências fortes e consistentes de que tomar um multivitamínico diário, contendo mais de 20 micronutrientes essenciais, ajuda a prevenir a perda de memória e retardar o envelhecimento cognitivo”, destaca o pesquisador em comunicado a imprensa.

O Centrum Silver de 500 mg, fabricado pela Halen, foi o multivitamínico usado na pesquisa. Entre os 20 micronutrientes presentes no suplemento estão a vitamina D, o cálcio e o zinco.

A equipe de cientistas acredita que essas e outras substâncias são essenciais para garantir o bom funcionamento do cérebro.

Os resultados da última de três etapas, publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition na última sexta-feira (19/1), envolvem um grupo de 573 participantes. Todos eram adultos de 60 anos ou mais, que foram divididos em dois grupos: 272 usaram o Centrum Silver e 301 tomaram placebo.

O multivitamínico funcionou

Após três anos, eles foram submetidos a avaliações cognitivas presenciais. O efeito do multivitamínico foi equivalente à redução do envelhecimento cognitivo em dois anos quando comparado com o grupo que recebeu o placebo.

Os pesquisadores destacam a importância de escolher o multivitamínico certo para beneficiar o cérebro e planejam testar os efeitos dos micronutrientes em pessoas mais jovens do que o grupo analisado.

*Informações Metrópoles


+ Ciência