compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Consumo de café por crianças ainda é polêmico. Estudos anteriores apontavam possível comprometimento no crescimento, o que não foi comprovado
Consumo de café por crianças ainda é polêmico
A sabedoria popular diz que o consumo de café por crianças não é indicado por interromper o processo de crescimento.
O consumo da bebida é, inclusive, polêmico: a maioria dos especialistas não recomenda que crianças pequenas façam o consumo.
Porém, não há indicação científica que o café tenha alguma relação com o crescimento.
Nos anos 1980, algumas pesquisas mostravam uma ligação entre os casos de osteoporose entre adultos que consumiam café, o que pode ter dado início ao boato.
A informação foi desmentida por um estudo de Harvard anos depois. A altura é determinada, primordialmente, por fatores genéticos.
A nutrição e saúde da criança também influenciam no crescimento: infecções recorrentes e a falta de nutrientes necessários podem influenciar os ossos e a altura.
A alimentação da mãe durante a gestação também está relacionada ao assunto.
Porém, não há provas que o café tenha qualquer ligação com o crescimento infantil.
Uma das teorias que chega mais próxima de relacionar a bebida à altura surgiu a partir de uma pesquisa da Universidade de Harvard publicada em 2015.
O estudo mostra que quanto mais café se consome, menor a quantidade de leite ingerida — para crianças, a bebida é essencial para a absorção de cálcio. Sem leite, que é trocado pelo café, os ossos não conseguiriam crescer corretamente.
Em entrevista ao site Live Science, a nutricionista especialista Duane Mellor, da Universidade de Aston, no Reino Unido, diz que a bebida pode ser consumida por crianças, desde que em pequenas quantidades, e que o café seja fraco.
A opção seria mais saudável do que bebidas açucaradas e refrigerantes.
Ela lembra que, apesar de não ter relação com o crescimento, o consumo exagerado de café pode causar ansiedade, pressão alta e refluxo, além de interferir no sono. Esses sintomas também podem aparecer em adultos.
*Informações Metrópoles